Início Empresas Aéreas

Air Baltic vai adicionar mais 30 Airbus A220 e chegar a uma centena deles até o fim da década

Imagem: Javier Rodríguez / CC BY-SA 2.0, via Flickr

A airBaltic, maior companhia aérea da região do Báltico, está em negociações com a Airbus para adicionar mais 30 jatos de passageiros A220 à frota atual, exercitando opções existentes e adicionando outras 20 novas. O plano de negócios da AirBaltic provisoriamente prevê até 100 aeronaves até 2030 e um IPO no final de 2024.

Segundo o CEO da airBaltic, Martin Gauss, a companhia aérea está focada na versão A220-300, de aproximadamente 130 lugares, mas também tem interesse em uma opção para converter alguns pedidos para a versão A220-500, caso a Airbus dê continuidade ao seu desenvolvimento. Entretanto, a fabricante negou relatos da iminência de um lançamento de uma versão alongada.

Gauss se recusou a falar detalhes do IPO. Se levantado com sucesso, será o primeiro IPO significativo de uma companhia aérea na Europa desde a Wizz Air em 2015, informou a Reuters.

A airBaltic, assim como outras empresas mundo afora, enfrenta atrasos na obtenção de peças ou reparos para a última geração de motores, fabricados pela Pratt & Whitney, sendo 11 dos 42 Airbus A220 parados por falta de motores sobressalentes necessários para substituir os que estão em serviço de manutenção.

Os motores que equipam a frota têm apresentado um melhor desempenho do que o esperado em termos de queima de combustível e emissões, segundo o porta-voz da Pratt & Whitney, mas a falta de disponibilidade tem se mostrado crítica, ao ponto da companhia alugar aeronaves com tripulação de outras empresas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile