Air China anuncia pedido de 100 aeronaves COMAC C919 no valor de US$ 10,8 bilhões

Foto: Weimeng, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A Air China anunciou que fez um pedido de 100 aeronaves Comac C919 da Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), no valor de US$ 10,8 bilhões. Este acordo levanta a possibilidade de o C919 substituir as antigas aeronaves Boeing 737 e Airbus A320 atualmente utilizadas pela Air China.

Segundo o comunicado, as aeronaves serão entregues à Air China entre 2024 e 2031, representando um impulso significativo para o modelo C919 como possível substituto na frota da Air China. De acordo com o Aviacionline, atualmente, a Air China possui uma frota de 494 aeronaves, incluindo 212 da família A320 e 127 Boeing 737, incluindo as versões MAX e Neo.

A COMAC busca desafiar o domínio da Boeing e da Airbus no mercado de aeronaves de fuselagem estreita, especialmente na Ásia. Este pedido da Air China junta-se a outros pedidos feitos por companhias aéreas chinesas, incluindo Suparna Airlines e China Eastern, demonstrando interesse crescente no C919.

O C919 recebeu mais de 1.000 pedidos de companhias aéreas e arrendadores chineses, segundo o site do fabricante. O modelo apresenta avanços tecnológicos semelhantes aos encontrados em aeronaves como o A320 e o 737 da geração anterior e conta com motores fornecidos pela CFM International. No entanto, uma desvantagem notável é que atualmente não está certificado para operar em rotas internacionais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após o 1º voo, veja o que diz o líder do...

0
A Airbus apresenta um conteúdo com informações do líder do programa do inovador equipamento, que tem mais de 90 patentes registradas.