Início Empresas Aéreas

Air Europa reúne diversas iniciativas no projeto ‘Voo 2030’, visando um futuro mais sustentável

Boeing 787 – Imagem: Air Europa

A companhia aérea espanhola Air Europa, que possui voos regulares ao Brasil, de Madri para Guarulhos e Salvador, informa que lançará, ainda neste ano, o Voo 2030, um projeto que reúne um conjunto de 45 iniciativas para continuar cumprindo seu Plano Estratégico 23-25.

A companhia afirma que seu principal compromisso é ser sustentável, em todos os sentidos, e, embora reconheça que essa não é uma tarefa fácil, acredita estar no caminho certo.

Em 2022 já foram implantadas as bases da iniciativa, com avanços alcançados visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso permitiu aprimorar a eficiência da operação, reduzir o impacto no meio ambiente, otimizar a pontualidade, envolver fornecedores e colaboradores na adoção de medidas mais responsáveis, promover a inclusão e a equidade e contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.

E para este ano, a Air Europa explica que o projeto adotará uma série de ações, tanto ambientais como econômicas e sociais, que permitem avançar em direção à sustentabilidade e conseguir uma operação mais eficiente.

Entre as medidas estão o uso crescente de combustível sustentável de aviação (SAF), a incorporação de uma cláusula de sustentabilidade em todos os contratos, o emprego de tecnologias destinadas a reduzir o uso de papel e o consumo de energia, além de capacitações de colaboradores e fornecedores alinhadas com as políticas da empresa.

A empresa aérea apresenta dados que mostram que os resultados das ações já executadas estão tendo um impacto direto no negócio. Em 2022, as emissões de gás carbônico por quilômetro foram reduzidas em 26% comparadas a 2017 e 11% em relação a 2021, o que contribui para alcançar os objetivos de diminuir o impacto no meio ambiente. Para isso, o processo de unificação da frota foi determinante, já que a companhia passou a operar aeronaves mais sustentáveis e eficientes com os Boeings 737 MAX e 787 Dreamliner.

Boa parte dos avanços, incluindo o uso de SAF e a incorporação de especialistas no assunto no quadro de funcionários, foram aplicados no voo mais sustentável que a Air Europa operou, em 2022, participando da 1ª edição do The Sustainable Flight, sendo convocada pela Aliança SkyTeam. Em 2023, a Air Europa voltou a participar do desafio com um voo entre Madrid e Amsterdam.

Os esforços para alcançar a sustentabilidade também englobam o uso geral de materiais recicláveis a bordo dos aviões. Com isso, a companhia reduziu em quase 25% o consumo de papel em apenas um ano, graças ao uso de sistemas digitais cada vez mais avançados, como os que permitiram realizar o primeiro envio de carga com controle digital entre a Espanha e a América Latina.

Também foram implementadas medidas para compensar a emissão de carbono com o plantio de 1,7 mil árvores em Guadalajara (México). Este bosque permitirá neutralizar mais de 150 toneladas de CO2 nos próximos 50 anos.

O compromisso da Air Europa na contribuição para o desenvolvimento de um setor aéreo mais justo e responsável é evidenciado no Relatório de Sustentabilidade 2022, disponível no site da companhia. O documento mostra a definição da visão, missão e valores da empresa, assim como sua estrutura para garantir uma boa governança e a identificação de mais de 150 aspectos e 20 indicadores ambientais que permitem a aplicação de medidas de aprimoramento.

Sair da versão mobile