Air France-KLM contesta decisão de tribunal europeu contra a ajuda do governo francês durante a pandemia

Imagem: Grupo Air France-KLM

A Air France-KLM está contestando uma decisão do segundo tribunal mais alto da União Europeia contra a ajuda do governo francês durante a crise do coronavírus. De acordo com o Tribunal Geral da União Europeia, a Comissão Europeia não cumpriu devidamente seu papel ao aprovar ajuda financeira à Air France em 2020 e 2021. O grupo de aviação agora se opõe a essa decisão.

O recurso ao Tribunal de Justiça Europeu é especificamente sobre uma decisão tomada em dezembro do ano passado, na qual o tribunal afirmou que a Comissão Europeia não verificou adequadamente se a ajuda estatal francesa também poderia chegar à subsidiária holandesa da KLM em 2020 e 2021.

Para as empresas aéreas ficou sempre claro quais seriam as consequências concretas dessa decisão e o benefício a ambas. A Air France-KLM devolveu todo o apoio financeiro recebido durante a pandemia da Covid-19.

O processo contra a ajuda estatal foi apresentado pela companhia aérea de baixo custo Ryanair. A empresa irlandesa argumenta que os empréstimos e garantias de crédito fornecidos por governos durante a pandemia deram às companhias aéreas nacionais uma vantagem injusta.

No mês passado, o Tribunal Geral da UE voltou a decidir a favor da Ryanair. A Comissão Europeia também errou ao aprovar 3,4 bilhões de euros em auxílios estatais holandeses para a KLM, decidiu o tribunal.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias