Início Mercado

Air India busca comprador para seus quatro Boeing 747-400 aposentados

Avião Boeing 747-400 Jumbo Air India
Imagem: Mulag / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Havia alguns anos desde que a Air India usou seus Jumbos Boeing 747-400 em voos de passageiros pela última vez e, no dia 2 de maio deste ano, os últimos quatro do modelo tiveram seu registro cancelado pela autoridade indiana.

Nesta sexta-feira (18), a empresa informou que contratou um parceiro, a Skytech-AIC, para tentar encontrar um novo dono para eles. As aeronaves são movidas por motores Pratt & Whitney 4056 e foram construídas entre 1993 e 1996, sendo oferecidas para entrega imediata.

Comentando sobre a nomeação, o diretor-gerente da Skytech-AIC, Julian Balaam, disse: “Estamos honrados por termos sido selecionados pela companhia aérea de bandeira da Índia, Air India, para esta importante tarefa e estamos muito satisfeitos em recebê-los como um cliente de remarketing ao lado de companhias aéreas semelhantes, como como Singapore Airlines, Kuwait Airways, Air Greenland e TUI”.

A Skytech-AIC é uma arrendadora de aeronaves, agente de marketing, gestora de ativos e consultora de companhias aéreas independente com sede no Reino Unido. O valor pedido nas aeronaves não foi publicamente anunciado.

A retirada de operação dos jumbos quadrimotores em todo o mundo é uma tendência, sobretudo com a entrada em serviço de aeronaves bimotores de alta confiabilidade e muito mais econômicas. Atualmente, a grande maioria dos jatos do modelo Boeing 747 opera em voos de carga. Apenas uma pequena quantidade de empresas aéreas ainda o usa em voos de passageiros, como a Lufthansa (Alemanha), Mahan Air (Irã) e Rossiya (Rússia), entre outras poucas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile