A africana Air Senegal está prestes a receber o seu segundo Airbus A330-900neo e quer utilizar o novo avião para conectar Dacar ao Brasil.
A empresa africana foi a primeira no mundo a encomendar o A330neo da Airbus e a primeira de seu continente a recebê-lo. No total, são dois A330-900neo configurados para até 290 passageiros, sendo 32 na Executiva, 21 na Premium Plus e 237 na Econômica. Eles também são equipados com internet wi-fi OnAir da Inmersat/SITA.
O primeiro jato chegou na empresa em março deste ano, e desde então opera o voo entre Dacar e Paris (Charles De Gaulle). Para a segunda aeronave, que realizou um voo de testes na última sexta-feira (13), a prioridade deverá ser a rota para São Paulo, segundo informou o portal PaxEx.Aero que obteve confirmação de pessoas próximas à empresa. Outras rotas semanais do A330neo seriam Nova Iorque e Londres, saindo do hub.
Os planos da Air Senegal incluem permitir conexões rápidas em Dacar, principalmente para passageiros com destino à África Ocidental que não é bem conectada com o Brasil. Além disso conexões rápidas para a Paris serão possíveis.
Não é a primeira vez que essa notícia aparece, mas não há nenhuma solicitação formal para o voo de Dacar a São Paulo, até o presente momento. Atualmente, as conexões diretas do Brasil com a África são para Joanesburgo, na África do Sul, Casablanca, no Marrocos, Addis Ababa, na Etiópia, Luanda, em Angola e Ilha do Sal, em Cabo Verde.
Um fato interessante é que Dacar é conectada regularmente com o Brasil por via aérea, mas apenas com voos cargueiros. A Lufthansa Cargo, Emirates SkyCargo e a Turkish Cargo conectam o Aeroporto Viracopos em Campinas a Dacar sem escalas toda a semana.