Airbus A319 russo pousa com 6 metros de fio de cobre enroscados no trem de pouso

Foto de Anna Zvereva via Wikimedia

Um incidente para lá de estranho está sendo investigado na Rússia, depois que um Airbus A319 da empresa aérea Rossiya pousou com seis metros de fio emaranhados em seu trem de pouso e a fuselagem danificada.

O caso ocorreu em 3 de novembro e, segundo o The Aviation Herald, refere-se ao jato de matrícula VP-BWJ, enquanto esse realizava o voo FV-6314 de Krasnodar para São Petersburgo. A bordo havia 123 passageiros e 5 tripulantes.

Tudo normal, mas…

A decolagem teria ocorrido normalmente da pista 05 de Krasnodar e o voo aparentemente aconteceu sem intercorrências com um pouso aparentemente normal em São Petersburgo, na pista 28L, como mostra a imagem do FlightRadar24 abaixo.

No entanto, em 5 de novembro, agência de aviação civil russa (Rosaviatsia) emitiu um reporte de incidente em que relata que uma inspeção pós-voo encontrou um cabo de aterramento de cobre medindo algo entre cinco e seis metros de comprimento enroscado nas linhas hidráulicas e freios do trem de pouso principal esquerdo.

Imagem do FlightRadar24

Além disso, os mecânicos encontraram danos à antena do rádio altímetro e numerosas abrasões na fuselagem da barriga da aeronave, resultado do constante choque dos cabos contra a aeronave, levando a acreditar que tratava-se de um objeto externo capturado pela aeronave em algum momento durante o táxi ou decolagem e que ficou para fora durante o voo ou, pelo menos, durante o pouso.

A suspeita do momento recai sobre o aeroporto de Krasnodar. Isso porque uma inspeção da pista do aeroporto de São Petersburgo, bem como a rota de táxi da aeronave nesse local, não encontrou nenhum dano e nenhum objeto estranho. 

Não há informações referentes a inspeções no aeroporto de Krasnodar. A aeronave foi retirada de serviço para inspeção e avaliação e segue parada no solo de São Petersburgo, três dias depois do incidente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias