Início Empresas Aéreas

“Airbus e Boeing erraram ao terceirizar o trabalho”, afirma CEO da Qatar

Os constantes atrasos das fabricantes de aviões irritam as companhias aéreas e para um CEO a culpa é da terceirização.


Os constantes atrasos foram agravados durante a pandemia e continuam a ocorrer até hoje, de várias maneiras, mas com uma justificativa em comum por parte de grandes empresas aéreas: problemas nos fornecedores, que foram detectados apenas na hora de montar o avião.

O Boeing 777X é um dos grandes exemplos, já que a aeronave deveria estar em serviço comercial há alguns meses, mas sua previsão de entrada em voo comercial é para o início de 2025.

A Qatar Airways, inclusive, será a primeira a voar com a aeronave, mas a irritação da empresa ainda é evidente e seu CEO, Akbar Al Baker, apontou o problema que, segundo ele, foi causado pelas próprias fabricantes.

“Eles, a Airbus e a Boeing, estão dizendo que estão trabalhando duro para colocar a linha de fornecimento de volta à normalidade, e eu sei que estão fazendo isso. O problema é que eles não podem fazer muito, porque não têm controle. Eu acredito que o grande erro que as duas fabricantes cometeram foi tentar terceirizar vários trabalhos que elas faziam internamente, apenas para poder economizar dinheiro, e agora vemos isso se voltar contra elas”, afirma o CEO em entrevista a Richard Quest da CNN.

Algumas fabricantes inclusive têm anunciado a compra de empresas fornecedoras ou a troca de algumas delas como forma de evitar erros futuros.

Sair da versão mobile