Airbus está próxima de fechar robusto acordo com a filipina Cebu Pacific para até 150 aeronaves A320neo

Avião Airbus A321neo A321XLR Cebu Pacific
Concepção gráfica do A321neo da Cebu Pacific – Imagem: Airbus

A Airbus está próxima de fechar um robusto acordo com a companhia aérea filipina Cebu Pacific para o fornecimento de até 150 aeronaves da família A320neo. Caso se concretize, o contrato representará uma significativa expansão para a empresa aérea, uma vez que permitirá mais do que dobrar o tamanho de sua frota atual.

Segundo a Bloomberg, fontes próximas à negociação disseram que o futuro acordo pode incluir cerca de 50 compras opcionais, com a possibilidade de ser oficialmente anunciado no Farnborough Airshow, importante evento aeronáutico que acontecerá no próximo mês. As fontes solicitaram anonimato, uma vez que as conversas ainda são confidenciais.

Controlada pelo magnata Lance Gokongwei e pelo conglomerado familiar JG Summit Holdings, a Cebu Pacific manifestou anteriormente o interesse em adquirir cerca de 100 aeronaves de corredor único e opções para outras 50, visando uma ambiciosa expansão.

A própria Cebu Pacific confirmou que as negociações com a Airbus e a Boeing estão em estágios avançados para um possível pedido e planeja anunciar a decisão durante o segundo trimestre deste ano, que encerra em 30 de junho, algumas semanas antes do Farnborough Airshow, marcado para julho.

Atualmente, a frota da empresa filipina é inteiramente composta por aeronaves Airbus, com 66 jatos da família A320 e A330neo. A Cebu Pacific ainda tem encomendados mais 10 A321neo, 10 A321XLR e 8 A330-900s, aguardando entrega. Se o novo acordo for confirmado, representará um novo marco na expansão da companhia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias