Airbus Helicopters assina acordo e adquire Aerovel e seu sistema aéreo não tripulado

Imagem: Airbus

A Airbus Helicopters assinou um acordo referente à aquisição da Aerovel e seu sistema aéreo não tripulado (UAS), Flexrotor, como parte de uma estratégia para fortalecer seu portfólio de soluções táticas não tripuladas. O Flexrotor é um pequeno sistema aéreo tático não tripulado projetado para missões de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR) em ambientes marítimos e terrestres.

Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à Aerovel na família Airbus. Esta aquisição estratégica está alinhada com nossa visão de expandir nossa oferta de UAS e atender à crescente demanda mundial por capacidades adicionais de missão, como o trabalho conjunto tripulado e não tripulado. A expertise da Aerovel em tecnologia de voo autônomo certamente complementará nosso desenvolvimento de UAS com o VSR700, bem como o trabalho que temos feito para desenvolver a interoperabilidade“, afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

A união com a Airbus nos permitirá ampliar a inovação, acelerar nossa missão de avançar na aviação não tripulada e manter nosso apoio inabalável às forças armadas dos EUA e seus aliados. Estamos orgulhosos de fazer parte de uma organização com um rico legado de excelência aeroespacial, e esperamos aproveitar nossas forças combinadas para definir o futuro dos sistemas autônomos. Será também uma grande homenagem ao nosso fundador e diretor de tecnologia, Tad McGeer, que passou os últimos 30 anos dedicado a fornecer produtos não tripulados inovadores“, disse Ali Dian, CEO da Aerovel.

    O Flexrotor, uma aeronave não tripulada moderna de decolagem e pouso verticais (VTOL) com peso máximo de lançamento de 25 kg, foi projetado para missões ISTAR por mais de 12-14 horas em uma configuração operacional típica. Ele pode integrar diferentes tipos de cargas úteis, incluindo um sistema eletro-óptico e sensores avançados, para atender às necessidades exclusivas da missão dos clientes.

    Com a capacidade de lançar e recuperar autonomamente tanto em terra quanto no mar, exigindo apenas uma área de 12 por 12 pés (3,66 m) para lançamento e recuperação, o Flexrotor é ideal, segundo a Airbus, para missões expedicionárias que requerem uma pegada mínima. Por meio do apoio do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) e de implantações contratadas em diversos exercícios de segurança marítima, o Flexrotor é um multiplicador de força comprovado em missões em ambientes rigorosos, de alta ameaça e sem GPS.

    O Flexrotor também pode ser usado em missões como vigilância de incêndios florestais (fornecendo imagens importantes para bombeiros dia ou noite) e navegação em gelo (auxiliando no guia de navios navais através do gelo no Oceano Ártico).

    A Aerovel, sediada em Bingen, Washington, permanecerá uma empresa de propriedade dos EUA e continuará colaborando com o DoD dos EUA sob o Acordo Especial de Segurança da Airbus (SSA).

    A aquisição foi aprovada pelos órgãos relevantes de ambas as empresas. Ela permanece sujeita a aprovações regulatórias, bem como outras condições usuais. O fechamento da transação é esperado para 2024.

    Informações da Airbus

    Leia mais:

    Juliano Gianotto
    Juliano Gianotto
    Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

    Veja outras histórias