Início Indústria Aeronáutica

Airbus manda o modelo A330-900neo para testes de decolagem em alta temperatura e alta altitude

No dia 18 de março às 15h47, um Airbus A330-900neo, com o registro F-WTTN, pousou pela primeira vez no aeroporto internacional de Toluca, no México. O modelo, que tem a maior envergadura da família A330neo, veio de Toulouse, na França, após um voo de treze horas e 39 minutos. O objetivo da viagem foi realizar testes de decolagem sob condições de alta temperatura e altitude elevada (“Hot and High”).

O aeroporto internacional de Toluca, com uma altitude de 8.465 pés (2.580 metros acima do nível do mar), oferece o cenário ideal para avaliar a capacidade da aeronave de operar em condições desafiadoras, como as encontradas em alguns aeroportos ao redor do mundo.

Essa não é a primeira vez que a Airbus escolhe o México como palco para testes. Anteriormente, o aeroporto de Mérida foi o cenário para testes em condições climáticas tropicais, onde também um Airbus A330neo e um A320 realizaram operações de pouso e decolagem para verificar parâmetros de voo, funcionamento de motores, sistemas e materiais em condições extremas.

Segundo informa o Aviacionline, entre os dias 18 e 22 de março, foram realizados um total de 19 pousos e decolagens em Toluca, com voos que duravam de 30 a 60 minutos, além de testes de táxi no aeroporto. No domingo, 24 de março, a mesma aeronave pousou no Aeroporto Internacional de El Alto, em La Paz, na Bolívia, localizado a 13,325 pés (4,062 metros acima do nível do mar), para continuar com os testes “Hot & High”.

Desde sua estreia em novembro de 2018, a família A330neo passou por várias melhorias significativas. Entre estas melhorias estão um aumento no peso máximo de decolagem (MTOW) das 242 toneladas originalmente certificadas para 251 atualmente, bem como uma capacidade aumentada de 440 para 460 assentos.

A Airbus continua a avançar na evolução do modelo com o lançamento do pacote de upgrade de desempenho operacional, chamado “Step 4”. Este foca em melhorar o desempenho da aeronave em baixa velocidade, alcançando maior sustentação e redução de resistência durante as fases críticas de decolagem e subida.

Reconhecendo margem para uma maior otimização de desempenho, a Airbus introduziu posições intermediárias de flap para suavizar as transições de flaps e slats. Além disso, outra melhoria se concentra na redução do tempo de retração do trem de pouso e de abertura e fechamento das portas do trem de pouso.

Até o momento, 125 A330neo dos 286 encomendados foram entregues a 22 clientes, incluindo os modelos A330-800 e A330-900.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile