Início Empresas Aéreas

Airbus obtém autorização para começar voos de e para os Estados Unidos com o avião Beluga

A Airbus Beluga Transport, empresa subsidiária da Airbus sediada em Toulouse, obteve recentemente o Certificado de Operador Aéreo (FR. AOC.0152) em 13 de novembro. Esse certificado permitirá à empresa iniciar voos fretados de carga para os Estados Unidos a partir de fevereiro de 2024.

A partir da transferência de uma aeronave A300-600ST, proveniente da sua transportadora irmã, a Airbus Transport International, a startup está se preparando para dar início às suas operações transatlânticas.

A Airbus Beluga Transport foi criada com o objetivo de comercializar a frota composta por cinco aeronaves A300-600ST Beluga. Essas aeronaves são cargueiros de grande porte especialmente modificados e destinados ao transporte de peças de grandes aeronaves entre os diversos locais de produção da Airbus.

Atualmente, a Airbus Transport International está substituindo essas aeronaves Beluga por modelos maiores, o A330-700ST, conhecido como BelugaXL, o que possibilitou que a fabricante oferecesse os modelos mais antigos para o mercado de fretamento.

Até o momento, a Airbus Beluga Transport introduziu apenas uma aeronave em sua frota, registrada como F-GSTB (msn 751). Três outras aeronaves A300-600ST continuam operando voos dentro da Europa sob o Certificado de Operador Aéreo da Airbus Transport International, enquanto a quinta unidade permanece armazenada desde abril de 2021.

Ainda não foram divulgadas informações sobre as rotas, destinos ou clientes específicos nos Estados Unidos que serão atendidos pela Airbus Beluga Transport. No entanto, espera-se que a empresa aproveite a sua expertise e a capacidade excepcional de suas aeronaves Beluga para atender às necessidades do mercado de carga aérea transatlântica.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile