Airbus projeta que vai entregar cerca de 800 aeronaves comerciais em 2024

A Airbus estima que a entrega de aproximadamente 800 aeronaves comerciais em 2024, um aumento considerável em relação às 735 unidades entregues no ano anterior.

A previsão foi divulgada junto com a apresentação dos resultados anuais ajustados da divisão de aeronaves comerciais da empresa, que atingiram a marca de € 4,8 bilhões (equivalente a $ 5,2 bilhões), um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Airbus, essa elevação reflete não somente a maior quantidade de entregas realizadas em 2023 em comparação com as 661 registradas no ano anterior, mas também um cenário mais favorável, parcialmente contrabalanceado por investimentos voltados à preparação futura.

As receitas de aeronaves comerciais aumentaram 15%, chegando a € 47,8 bilhões. “Registramos uma forte entrada de pedidos em todos os nossos negócios e cumprimos nossos compromissos”, afirmou o diretor executivo Guillaume Faury. “Foi uma conquista significativa, dada a complexidade do ambiente operacional”, complementou.

Faury sinalizou em janeiro que, apesar dos problemas de cadeia de suprimentos estarem diminuindo, as entregas deste ano seriam superiores, mas improvável que atingissem o patamar pré-crise de 863, alcançado em 2019.

Em relação aos pedidos, a Airbus registrou um recorde no ano passado com 2.094 encomendas de aeronaves, resultando em uma carteira de pedidos estimada em quase 8.600 unidades.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias