Airbus recebe pedido recorde para até 44 unidades da aeronave de asas rotativas H225, para a ‘Bundespolizei’

Imagem: Divulgação Airbus

A fabricante aeroespacial europeia Airbus informou que o Ministério do Interior da Alemanha encomendou até 44 helicópteros H225 para sua Polícia Federal (Bundespolizei). Este pedido recorde para o modelo H225 inclui 38 unidades firmes com opções para mais 6 aeronaves.

O H225 substituirá os helicópteros H155 e AS332 que estão em serviço com a Polícia Federal Alemã há mais de 20 anos. A Airbus afirma que a encomenda do H225 garantirá uma transição suave para pilotos e pessoal de manutenção. O contrato também inclui meios de treinamento e pacotes de peças de reposição.

A Bundespolizei alemã opera 94 helicópteros Airbus, variando desde o monomotor H120 usado para treinamento de pilotos, até mais de 40 helicópteros da família bimotor H135 para várias missões, incluindo serviços médicos de emergência em nome do Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastres (Bundesamt für Bevölkerungsschutz und Katastrophenhilfe), e a família Super Puma (AS332), da qual o H225 é a variante mais recente.

A parceria começou em 1962, quando a Bundespolizei (na época Bundesgrenzschutz) começou a operar seu Alouette II, fabricado pela empresa predecessora da Airbus, Aérospatiale.

“Gostaria de agradecer à Alemanha por sua confiança contínua e renovada em nossos helicópteros e, em particular, na nossa família H225. Estamos orgulhosos de que nosso H225 contribuirá para a segurança da Alemanha e ajudará seus cidadãos em necessidade”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “A Bundespolizei pode esperar um helicóptero moderno graças às melhorias contínuas que fizemos no nosso H225 nos últimos anos. Ele continuará sendo um dos helicópteros mais avançados disponíveis no mercado nas próximas décadas.”

A Airbus explica que a capacidade de carga, alcance e sistemas avançados desta aeronave de asas rotativas fazem dele uma aeronave versátil, capaz de realizar uma ampla gama de missões de aplicação da lei e segurança interna, desde transporte de forças especiais até combate a incêndios e alívio de desastres. As entregas estão programadas para começar em 2029.

Com um peso máximo de decolagem de 11.160 kg, o H225 oferece um alcance aumentado de mais de 832 quilômetros (1.107 km com tanques de combustível externos) e uma carga útil externa de 4.750 kg, essencial para missões como alívio de desastres e combate a incêndios. A ambição da Airbus Helicopters é que o helicóptero possa voar com 100% de combustível de aviação sustentável até 2030, o que já foi demonstrado no evento ILA Berlin 2022.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias