A subsidiária de leasing da gigante estatal russa Rostec, Aviacapital Service (AKS), informou que não retirará seu processo judicial contra a Airbus. A decisão foi tomada após a devolução de parte dos adiantamentos à companhia aérea Aeroflot, referentes a quatro aeronaves Airbus A350 que não foram entregues, relatou a mídia local.
O porta-voz da AKS disse que adiantamentos foram devolvidos somente à Aeroflot, e que esse processo não tinha relação apenas com ela. O processo judicial, portanto, envolve a relação entre a AKS e Airbus, que ainda teriam valores em aberto a serem restituídos.
Anteriormente, a Aeroflot informou sobre o recebimento de um adiantamento de US$199 milhões da Airbus referentes aos A350 encomendados em 2007. A frota da companhia aérea possui sete dessas aeronaves, enquanto o pedido original era de um total de 22 aviões.
Em dezembro de 2022, a AKC entrou com uma ação judicial na Arbitragem de Moscou contra a Airbus. De acordo com o processo, a empresa russa está pedindo a devolução de US$5,1 milhões em adiantamentos, que foram transferidos para a Airbus como pagamento futuro de entregas de quatro aeronaves (que também seriam repassadas à Aeroflot, se tivessem sido entregues).
A AKS não retirará seu processo judicial contra a Airbus, mesmo com a devolução dos adiantamentos à Aeroflot. O processo judicial continua seu curso normalmente, pois a empresa russa ainda busca a devolução do valor solicitado.