Início Mercado

Alemanha quer que passageiros paguem a passagem apenas no check-in

Uma proposta inusitada do governo alemão poderia forçar as companhias aéreas a receberam o dinheiro das passagens só “em cima da hora do voo”.

Imagem: Lufthansa

A proposta partiu do Ministro dos Transportes, Bernd Althusmann, que levantou novamente a ideia de que os passageiros devem “pagar quando voar”, para combater possíveis atrasos e interrupções pelas companhias aéreas, algo que se tornou comum na Europa em 2022, quando a pandemia diminuiu em intensidade e o fluxo de viajantes cresceu, pegando as empresas mal preparadas para dar conta do número de viajantes.

Por mais polêmica e estranha que seja, a proposta será debatida no Conselho Federal no próximo dia 16, e consiste no passageiro fazer a reserva da passagem, mas o pagamento em si só seja feito na hora do seu check-in, o que analistas entendem como contraditório, pois isso causará ainda mais carga operacional ao agente de aeroporto.

No entanto, segundo o político, esta medida teria “poucos custos adicionais para as companhias aéreas, além de proteger os viajantes de vários problemas”. Ele aponta que as empresas teriam que trabalhar ainda mais para que o voo saísse conforme prometido, reporta o BTN Europe.

Associações de proteção de Direitos do Consumidor apoiaram a ideia, mas destacaram que tem que ser algo viável, até mesmo para evitar a criação de um mercado paralelo de venda de reservas não pagas. Taxas de cancelamento e outros extras poderiam ser cobrado dos consumidores.

Na prática, este modelo tende a falhar, já que as empresas aéreas trabalham com diversas variáveis de custo, e o valor que ela despender na viagem está diretamente relacionado à quantidade de passageiros que estão para a embarcar naquele voo, logo não ter esta certeza irá afetar frontalmente o planejamento de custos.