Alemanha recebe seu último Lockheed Martin KC-130J Super Hercules

Imagem: Bundeswehr

O último Lockheed Martin KC-130J Super Hercules adquirido foi oficialmente entregue à Bundeswehr, completando assim um contrato entre Alemanha e Estados Unidos que busca reforçar as capacidades de transporte aéreo tático do país europeu.

Este marco representa a culminação de um processo de aquisição que começou com um pedido formal ao governo dos Estados Unidos há menos de três anos, em 2 de fevereiro de 2022, e que visava fechar uma lacuna de capacidade crítica para a Bundeswehr, informou o Aviacionline.

A entrega do primeiro C-130J Super Hercules em fevereiro de 2022 marcou o início do fim da dependência da frota de aviões Transall C-160, que foram retirados ao final de 2021. Considerando que o Airbus A400M é de um segmento superior, o Super Hercules se posiciona como uma solução versátil para operações em todo o espectro de gestão de riscos e crises nacionais, bem como em operações especiais, tanto terrestres quanto marítimas.

A aquisição dos seis C-130J para a Alemanha foi realizada por meio de um acordo governamental representado pela Oficina Federal de Equipamento, Tecnologia da Informação e Uso da Bundeswehr (BAAINBw), em colaboração com o governo dos Estados Unidos e a Força Aérea dos EUA (USAF), através do processo de vendas militares ao exterior (Foreign Military Sales – FMS). Este acordo permitiu que a USAF assinasse um contrato com o fabricante Lockheed Martin, que assim não se tornou uma contraparte contratual direta da BAAINBw.

O último desses aviões, com número de registro 55+06, pousou no Esquadrão Binacional de Transporte Aéreo em Évreux, na França, em 19 de abril de 2024, após seu voo de traslado dos EUA.

A frota agora inclui cinco C-130J-30 Super Hercules e cinco KC-130J Super Hercules, todos capazes de reabastecimento em voo, com os KC-130J oferecendo ainda a capacidade de fornecer combustível a outras aeronaves.

Ricardo S., líder do projeto da BAAINBw, expressou sua satisfação com o processo: “A entrega das aeronaves foi realizada no prazo e sem problemas. A aquisição de um modelo de avião consolidado no mercado provou ser um sucesso. Com o C-130J, as forças armadas recebem uma aeronave potente e respeitada por muitas forças aéreas. Seu uso, em cooperação com nosso parceiro França, torna-se ainda mais eficaz”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias