A aliança Oneworld celebra o 25º aniversário de seu lançamento com American Airlines, British Airways, Cathay Pacific e Qantas como membros fundadores. Desde então, observaram, transportaram quase nove mil milhões de passageiros, informou o Aviacionline.
Hoje, a Oneworld inclui 13 grandes companhias aéreas e 26 companhias aéreas afiliadas, com a Oman Air anunciada para se tornar o 14º membro pleno até 2024. A aliança opera voos a cada seis segundos, demonstrando sua presença global no setor aéreo.
“Estamos felizes em celebrar a aliança de companhias aéreas líder mundial com mais de 200 milhões de clientes fiéis em todo o mundo. Juntos, agora operamos mais de 12.000 partidas por dia, o que equivale a um voo da companhia aérea membro da Oneworld decolando ou pousando a cada seis segundos, 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse Robert Isom, CEO da American Airlines e presidente da aliança Oneworld.
Ronald Lam, CEO da Cathay Pacific comentou: “Celebrar 25 anos da Oneworld é uma prova do poder da colaboração e da visão compartilhada. Nossa parceria nos permitiu conectar culturas, unir continentes e criar memórias duradouras para viajantes de todo o mundo”, enquanto Vanessa Hudson, CEO da Qantas, acrescentou: “Como uma aliança líder no céu, continuaremos a trabalhar com nossas companhias aéreas parceiras para garantir que a oneworld ofereça ainda mais valor à medida que ajudamos a conectar viajantes em mais de 900 destinos em todo o mundo”.
Luis Gallego, CEO do International Airlines Group (IAG), disse: “Juntos, os membros da Oneworld ajudaram a moldar o cenário global da aviação e continuamos comprometidos em impulsionar a excelência para nossos clientes”.
Em iniciativas recentes, a Oneworld lançou o “Travel Bright” em 2019, com o objetivo de modernizar a publicidade da aliança de companhias aéreas, e em janeiro de 2024, abriu seu primeiro lounge com a marca Oneworld em Seul, na Coreia do Sul. A aliança também se juntou ao IATA CO2 Connect em janeiro de 2024, tornando-se a primeira aliança de companhias aéreas a contribuir com dados operacionais para a calculadora de emissões da autoridade de aviação.
A aliança Oneworld atualmente inclui Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific Airways, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Air Maroc, Royal Jordanian e SriLankan Airlines, bem como mais de 20 de suas afiliadas, como Horizon Air, SkyWest Airlines, BA CityFlyer, Iberia Express e J-Air, entre outras. Este ano, a Omain Air se juntará como o 14º membro, enquanto a Fiji Airways é aliada como um “parceiro de conexão”.
A companhia aérea russa S7 Airlines também fazia parte da Oneworld, mas sua adesão foi suspensa por mútuo acordo em abril de 2022 como resultado das sanções que a Rússia sofreu após a invasão da Ucrânia.
Outra companhia aérea importante que deixou a Oneworld nos últimos anos foi a LATAM, em maio de 2020, após a entrada da Delta Air Lines (membro da SkyTeam) no pacote acionário da empresa latino-americana.