ALTA e Associação Internacional de Carga Aérea informam a consolidação de uma parceria; veja os objetivos

Imagem: pierivb, via Depositphotos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo de Cargas (TIACA) e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) anunciam hoje, 17 de janeiro, que assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as entidades.

Os principais pontos do Memorando firmado entre a TIACA e a ALTA permitirão uma parceria visando os seguintes itens:

– Facilitar o entendimento sobre a contribuição da aviação para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe;

– Trabalhar de forma colaborativa para aprimorar um sistema de transporte aéreo cada vez mais seguro em toda a região;

– Colaborar na educação e desenvolvimento de projetos com governos e entidades, visando alcançar um setor eficiente em termos de custos e operações;

– Fomentar as necessidades específicas dos regimes econômicos liberalizados de carga aérea, facilitando serviços de carga flexíveis e eficientes;

– Reforçar a segurança na cadeia de suprimentos, abordando, sempre que possível, a conscientização sobre os riscos associados a cargas falsificadas e fora de conformidade;

– Buscar soluções sustentáveis que aprimorem o papel da carga aérea no suporte às 17 metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Steven Polmans, Presidente da TIACA, disse:

“Este acordo é essencial para continuarmos o trabalho de fortalecer nossa presença na América Latina e no Caribe. Colaborar com a ALTA não apenas nos ajudará a alcançar esse objetivo, mas também a impulsionar as principais questões acordadas na região. Estamos otimistas em estabelecer uma parceria de sucesso com a ALTA”.

Glyn Hughes, Diretor Geral da TIACA, também falou sobre a parceria:

“A assinatura deste MoU nos permite iniciar nossa colaboração antes do próximo evento da TIACA – América Latina. Nesse encontro, pretendemos discutir as questões pertinentes a ambas as organizações. O evento reunirá líderes do setor, concentrando-se no que é necessário para conduzir operações de carga aérea bem-sucedidas na América Latina”.

O brasileiro José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da ALTA, também deixou suas palavras sobre o acordo:

“A carga aérea desempenha um papel relevante na América Latina e Caribe. Em um continente com vastas distâncias, geografia complexa e escassez de outros meios de transporte tão seguros e eficientes, a aviação assume um papel fundamental no transporte de bens e mercadorias essenciais, impulsionando as economias e gerando empregos.

Essa parceria com a TIACA nos permitirá fortalecer conjuntamente os esforços nesse campo, obtendo uma compreensão mais profunda do setor e promovendo tomadas de decisões e ambientes regulatórios inteligentes.

Atualmente mais de 50% da carga aérea é transportada em aeronaves de passageiros durante voos comerciais, então é extremamente importante trabalharmos alinhados. Estamos ansiosos por essa aliança”.

O evento TIACA – Latin America será realizado imediatamente após a Intermodal South America 2024, de 6 a 8 de março de 2024, em São Paulo, Brasil, no Gran Estanplaza.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias