Início Aeroportos

Amazonas trabalha para que o Aeroporto de Manaus seja o hub aéreo da Amazônia, afirma Wilson Lima

Imagem: Divulgação

Durante inauguração do sistema automatizado de acesso ao embarque doméstico no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), o governador Wilson Lima afirmou que a posição estratégica do Amazonas dá condições para que o estado se torne um hub aéreo da Amazônia.

O Aeroporto de Manaus agora conta com um moderno sistema automatizado de autenticação de cartões de embarque, o BCBP (Bar-Coded Boarding Pass), para acesso à área de inspeção.

Imagem: Secom-AM

A tecnologia permitirá ao passageiro de voos domésticos acessar a área de inspeção com a leitura do código de barras do cartão de embarque impresso ou no celular, proporcionando mais segurança, praticidade e rapidez. Além disso, o acesso aos voos internacionais passou por reestruturação com readequação do fluxo de passageiros.

As ações de modernização e melhorias na área de acesso aos passageiros estão previstas no contrato de concessão firmado entre a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e fazem parte da primeira etapa da sequência de obras que serão realizadas no terminal de Manaus nos próximos 17 meses.

O Aeroporto de Manaus é um dos principais aeroportos da região Norte do país e, atualmente, integra a rede VINCI Airports, considerada principal operadora privada de aeroportos do mundo, operando mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas.

“A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia tem pilares muito importantes que estamos trabalhando aqui no nosso aeroporto, um deles é o desenvolvimento de novas rotas. A gente trabalha junto com o Governo do Estado, junto com a prefeitura da cidade, junto com as companhias aéreas, junto com as concessionárias para poder promover o nosso estado, promover o que a gente tem de bom e atrair mais voos e mais conectividade”, explicou Karen Strougo.

Imagem: Secom-AM

Na ocasião, Wilson Lima reforçou que o Governo do Amazonas tem incentivado as companhias aéreas a criarem novas rotas interligando o interior com a capital, bem como o Amazonas com outros países.

Entre as iniciativas está a redução do ICMS sobre os combustíveis de aviação, o que também tem contribuído para movimentar a economia a partir do turismo, que é vocação do estado.

A expansão da conectividade aérea, com apoio do Governo do Amazonas, possibilitou a ligação direta do estado com destinos internacionais como Panamá, Miami e Fort Lauderdale (nos Estados Unidos) e Colômbia, realizados pelas empresas Copa Airlines, Gol Linhas Aéreas e Azul e Avianca, respectivamente.

“É importante que esse tempo em solo da aeronave possa ser otimizado e haja esse trabalho não só dos funcionários, mas também que haja a estrutura necessária para dar as condições para que o passageiro possa fazer isso. A gente tem trabalhado para que o aeroporto de Manaus seja um hub da Amazônia, aqui a gente está em uma localização estratégica, a região Norte é a que está mais próxima dos Estados Unidos”, avaliou Wilson Lima.

Sair da versão mobile