Início Empresas Aéreas

Ambiciosa ao extremo, aérea que tem 5 aviões Embraer espera chegar a 70 aviões em cinco anos

A Tar Aerolíneas, aérea mexicana, quer se posicionar como protagonista no setor de aviação regional no México. A frota atualmente composta por cinco Embraer 145 está prevista para que cresça rapidamente, segundo o chefe da companhia, Ricardo Bastón Aguilar, afirmou em conversa com o site A21,

A recém-concedida linha de crédito de US$ 20 milhões da Ethos Asset Management servirá para a ampliação da frota. De acordo com Aguilar, o maior crescimento do setor no México torna possível aumentar a frota de cinco Embraer 145 para 12 a 15 até 2024. O executivo também prevê um crescimento a 70 aeronaves num período de cinco anos.

No entanto, apesar da ambição, a Tar Aerolíneas não possui acordos com outras empresas aéreas para oferecer voos de alimentação a linhas principais, o que torna o desejo um pouco mais difícil na realidade. Hoje, As empresas Viva Aerobus e AeroMexico, por exemplo, contam com aeronaves menores para concorrer com a Tar em algumas rotas de maior demanda.

Ainda assim, a Tar pode ter um trunfo quando se fala em locais de menor demanda. Enquanto a capacidade do Embraer 145 é de 50 lugares, os jatos A320 e E190, da Viva Aerobus e AeroMexico, respectivamente, levam até 180 e 99 passageiros cada e não se justificam comercialmente em rotas menos demandadas.

Atualmente, a Tar Aerolíneas opera 27 rotas e 18 destinos no México. Será interessante ver como a relva do setor em questão crescerá a partir dos próximos passos da empresa. O grande desafio, como disse Aguilar, será conseguir crescer de forma lucrativa e atender todos os compromissos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile