Início Mercado

América Latina e Caribe tiveram a melhor taxa de ocupação de voos em 2021: IATA

De acordo com o relatório de tráfego apresentado hoje pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), durante o ano de 2021 a América Latina e Caribe foi a região com melhor taxa de ocupação de voos, liderando também, junto com a América do Norte, o desempenho de recuperação.

Em nível global, a América Latina representou 6,5% do tráfego geral e 2,1% do tráfego internacional, relata o site parceiro Aviacionline, que esteve no evento da IATA.

Em 2021, a demanda (medida em RPK – Revenue Passagenger per Kilometer) da América Latina e Caribe caiu 47,7%, ficando em segundo lugar depois da América do Norte, onde a queda foi de 39%.

A capacidade (ASK – Available Seats per Kilometer) nos países da América Latina e Caribe ficou 43,9% abaixo, resultando em apenas uma variação negativa de 5,2 pontos percentuais na taxa de ocupação, que ficou em 77,3%, a maior entre todas as regiões do mundo, seguida pela América do Norte com 73,8% e Europa em 68,6%.

Considerando o segmento internacional, as companhias aéreas latino-americanas registraram uma queda de 66,9% no tráfego de passageiros, enquanto a capacidade caiu 62,2%, resultando em uma taxa de ocupação de 72,6% (-10,2 pp), também a maior entre as regiões.

A virada política latino-americana representa uma ameaça ao transporte aéreo?

Nos últimos anos, os governos de vários mercados importantes da América Latina fizeram um deslocamento para a esquerda, como México, Argentina, Peru e, mais recentemente, Chile.

Questionado pela Aviacionline se isso poderia causar uma onda de protecionismo no transporte aéreo que limita seu desenvolvimento na região, Willie Walsh, diretor-geral da IATA, disse que “mudanças políticas à esquerda ou à direita podem ter impacto”, mas que não dependem “necessariamente da direção dos governos, mas da abordagem que terão em relação à aviação, aos transportes e à economia em geral”.

“Já lidamos com isso antes e não acho que represente algo diferente do que experimentamos no passado; já gerimos e vivemos mudanças políticas antes e espero que no futuro consigamos geri-las de forma eficiente”, concluiu o gestor.

Você pode ver a conferência completa de Willie Walsh no YouTube:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.