American Airlines ajudará a Embraer no projeto de aeronaves Energia

A Embraer anunciou hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a American Airlines, para entrada da companhia aérea dos Estados Unidos no Grupo Consultivo do Projeto Energia.

Divulgação – Embraer

O Grupo é formado por um time de companhias aéreas, empresas de leasing de aeronaves, fornecedores e outros especialistas em aviação que assessoram o projeto Energia da Embraer para desenvolver aeronaves sustentáveis para o futuro. Com o Memorando de Entendimento (MoU) assinado com a Embraer, as empresas trabalharão juntas para definir e estabelecer os requisitos do mundo real para a aviação sustentável, livre de emissões e comercialmente viável.

A American Airlines tem a maior e mais moderna frota de jatos regionais dos Estados Unidos. A companhia aérea também é uma líder de mercado na meta por voos mais sustentáveis e foi eleita a Eco-Airline of the Year de 2023 pela Air Transport World. Em 2022, a American Airlines utilizou mais de dois milhões de galões de combustível de aviação sustentável e investiu no desenvolvimento e em infraestrutura para propulsão a hidrogênio.

A companhia aérea dos Estados Unidos trabalhará com o Grupo Consultivo e com a Embraer na definição dos requisitos de desempenho e de projeto para as quatro aeronaves-conceito Energia. Esses jatos de 9 a 50 assentos utilizarão tecnologias de propulsão elétrica, de hidrogênio e híbrida.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Embraer no desenvolvimento da aeronave-conceito Energia”, disse Jill Blickstein, Vice-Presidente de Sustentabilidade da American Airlines. “Como operadora da maior frota regional dos EUA, acreditamos que parcerias para avançar nas tecnologias de descarbonização são fundamentais para atingirmos a meta de emissões líquidas zero na aviação até 2050. Esperamos trabalhar com a Embraer e os outros membros do Grupo Consultivo para desenvolver as aeronaves de próxima geração com emissão zero”.

“O envolvimento de uma grande variedade de companhias aéreas é fundamental para o sucesso do Projeto Energia. A adesão da American Airlines ao nosso grupo consultivo é um passo significativo para o projeto, já que a companhia tem grande experiência no tema,”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “O Grupo Consultivo tornou-se uma parte central do projeto, por conta da amplitude e da profundidade do conhecimento trazida pelos integrantes. Estamos entusiasmados para trabalhar juntos com uma líder mundial no maior desafio da indústria da aviação”.

Pela Assessoria de Imprensa da Embraer

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias