Marcando a recém-liberação pela FAA, a American Airlines fez hoje, 2 de dezembro, o primeiro voo de passageiros do mundo com um Boeing 737 MAX modificado.
Airborne! Those Leaps are so quiet pic.twitter.com/ZX3VmvnFnF
— Chris Sloan (@airchive) December 2, 2020
Não se trata de um voo regular tradicional, mas sim de uma operação apenas com jornalistas e convidados a bordo. O voo aconteceu entre sua principal base em Dallas no Texas, e o Aeroporto de Tulsa, em Oklahoma, que é o seu centro de manutenção.
Com duração de 45 minutos, o voo ocorreu normalmente. A bordo estava Chris Sloan, editor-chefe da revista Airways Magazine que, em seu Twitter, relatou que o voo “parecia bem rotineiro, com anúncios do programa de fidelidade AAdvantage”.
2 @AmericanAir #737MAX on property @DFWAirport for our flight to @tulsaairports AA M&E base. American will be first airline in the world to return to service on December 29 from MIA-LGA. We’re going to learn how AA is restoring MAX to service & restoring confidence. pic.twitter.com/f4srwfaxPh
— Chris Sloan (@airchive) December 2, 2020
Desde que foi liberado recentemente pela americana FAA e pela brasileira ANAC, apenas a American e a GOL fizeram voos com o jato, que foi modificado após recomendações da agência reguladora dos Estados Unidos a fim de garantir maior segurança para a aeronave.
A American fez os primeiros voos de testes apenas ontem, e com o mesmo avião do voo de hoje, o N308RD. Já a GOL tem feito voos de testes com o MAX 8 desde o dia 26 de novembro, e colocará o jato em serviço em breve.
Na American Airlines a previsão da volta dos voos comerciais, com passageiros e em que se pode comprar uma passagem, está prevista para o dia 29 de dezembro em voos selecionados.