Início Empresas Aéreas

American Airlines é a primeira a substituir a “TV de Tubo” por telas de LCD nos Airbus mais antigos

Foto: DepositPhotos

A American Airlines decidiu entrar na vanguarda da modernização e é a primeira empresa a atualizar o cockpit dos jatos Airbus mais antigos. Um total de 171 jatos Airbus A319ceo e A320ceo que a empresa possui hoje são oriundos de uma encomenda original da America West Airlines, que foi comprada pela US Airways, e esta pela American Airlines.

Essas aeronaves têm, em média, 20 anos de idade e foram equipadas numa época em que a Airbus oferecia apenas as chamadas “TV de Tubo” para seus instrumentos primários de voo. Conhecida nos EUA como tecnologia CRT, em português é Tubo de Raios Catódicos, que equipou as chamadas “TV de Tubo”, que predominavam até a chegada da tecnologia de LCD, o cristal líquido.

As telas de LCD são até 80% mais leves que os de CRT, além de terem maior fidelidade de cores, ocuparem menos espaço e demandarem menos energia, fatores que levaram a adoção do equipamento como padrão na indústria aeronáutica de maneira rápida.

Cockpit do A320neo, já com telas de LCD

Porém nunca uma companhia aérea tinha feito esta troca nos jatos Airbus mais antigos, e a American decidiu fazer e colocar as telas que agora tem menos 45kg em relação as 6 tv de tubos anteriores, ficando após a reforma com um total total das 2 telas LCD do display primário de voo (PFD) e 2 do Display de Navegação (ND) e 2 do display multifuncional (MFD).

O processo de troca está sendo feito pelo próprio time de engenharia e manutenção da American Airlines e levará mais alguns anos. Ao mesmo tempo, trará maior conforto para os pilotos e também economia de combustível (não foi informado o valor) a longo prazo.

Sair da versão mobile