Início Empresas Aéreas

American compra 100 motores hidrogênio-elétricos para jatos regionais

Imagem: ZeroAvia

A American Airlines anunciou hoje que assinou um acordo de compra condicional com a ZeroAvia para 100 motores elétricos a hidrogênio destinados a alimentar aeronaves regionais, que terão não terão emissões de CO2 durante o voo.

Além disso, a companhia aérea aumentou seu investimento na fabricante, que foi feito inicialmente em 2022. A ZeroAvia está desenvolvendo motores elétricos a hidrogênio (movidos a células de combustível) para aeronaves comerciais, que oferecem o potencial de emissões quase zero durante o voo. A empresa está testando um protótipo para um avião de 20 assentos e projetando um motor para aeronaves maiores, como o Bombardier CRJ-700, que a American opera em certas rotas regionais.

“Avançar na transição da aviação comercial para um futuro de baixo carbono requer investimentos em tecnologias promissoras, incluindo formas alternativas de propulsão”, disse o CEO da American, Robert Isom. “Este anúncio ajudará a acelerar o desenvolvimento de tecnologias necessárias para impulsionar nossa indústria e manter nosso compromisso de fazer da American uma companhia aérea sustentável para que possamos continuar a atender os clientes nas próximas décadas.”

O investimento e o compromisso condicional de compra de tecnologia de motores inovadores contribuem para o agressivo objetivo da American de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050. Nos últimos anos, a American empreendeu o esforço de renovação de frota mais extenso na história da aviação comercial, o que atualmente lhe dá a frota principal mais jovem de qualquer grande companhia aérea dos EUA e melhora a eficiência de combustível. A American fez investimentos líderes na indústria em sustentabilidade, incluindo a finalização de um acordo de compra com a Infinium, uma produtora de combustível de aviação sustentável de próxima geração e baixo carbono, e tornando-se o primeiro cliente do inovador e permanente processo de remoção de carbono da Graphyte.

“Ao assinar este acordo de compra e aumentar seu investimento, a American está apoiando nossa missão de inovação para a propulsão de aeronaves limpas e é um bom sinal de que a ZeroAvia está entregando nosso roteiro tecnológico”, disse o fundador e CEO da ZeroAvia, Val Miftakhov. “As soluções que podem servir às maiores companhias aéreas estão ao alcance, e o futuro limpo do voo está chegando.”

Os motores elétricos a hidrogênio da ZeroAvia usam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que é então usada para alimentar motores elétricos que giram as hélices da aeronave. A única emissão durante o voo é vapor d’água de baixa temperatura, e os sistemas elétricos de menor intensidade têm o potencial de oferecer economias significativas de custos.

Via Assessoria de Imprensa da American Airlines