American terá voos para aeroporto que tem ponte sobre o muro da fronteira

Um incomum aeroporto mexicano que fica literalmente na fronteira terá voos inéditos da American Airlines.

Foto – Deposit Photos

A empresa americana American Airlines inseriu no seu sistema de reserva voos diretos de Phoenix, no Arizona, para Tijuana, na Baja Califórnia, no lado mexicano do muro que faz a fronteira com os EUA. Esta é a primeira vez que terão voos diretos do Arizona para a cidade mexicana, que se tornará a única da fronteira do lado do México a ter voos internacionais.

No passado, havia um voo da Hainan que parava em Tijuana. A rota era estratégica e a parada em Tijuana não era “por acaso”: a empresa chinesa conseguia ter acesso aos passageiros que moravam em San Diego, cidade americana vizinha à Tijuana e separada apenas pelo muro da fronteira.

Em 2015 foi inaugurado o CBX – Cross Border Xpress, ou Expresso Através da Fronteira, que é uma ponte para pedestres que passa em cima do muro. Através dela, os passageiros podem desembarcar em Tijuana e, se tiverem autorização para entrar nos EUA (através de visto ou cidadania), podem desembarcar já em San Diego diretamente.

O mesmo acontece para o embarque, onde o check-in é feito no lado americano, e o passageiro segue para o lado mexicano para entrar diretamente na sala de embarque.

A construção era um pedido antigo dos moradores dos dois lados da fronteira, que achavam uma solução viável para quem quisesse embarcar ou desembarcar em Tijuana não precisasse ir de carro até a passagem regular da fronteira, que é sempre congestionada e também perigosa.

Com a medida, o fluxo de passageiros aumentou em Tijuana, que se tornou um aeroporto secundário ao Internacional de San Diego, que não conta com um outro aeroporto com voos comerciais tão perto, ao contrário de muitas cidades americanas. É feita uma cobrança de $25 dólares (R$118) em média por travessia, além das taxas aeroportuárias padrões da Cidade de Tijuana.

Apesar desta facilidade, o voo ainda será considerado internacional, e os passageiros terão que passar pela imigração ao desembarcar em Phoenix, mesmo que morem nos EUA e tenham saído de sua casa em San Diego e nunca entrarem no México de fato.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias