Início Aeroportos

Ampliação do Aeroporto de Lima, no Peru, estará pronta em dezembro de 2024, informa sua administradora

Imagem: Lima Airport Partners

A Lima Airport Partners (LAP), operadora do aeroporto de Lima, no Peru, anunciou nesta semana que o novo Aeroporto Internacional Jorge Chávez estará pronto para operar a partir de dezembro do próximo ano.

Segundo a empresa, este importante marco é o encerramento bem-sucedido do Projeto de Expansão do primeiro aeroporto do Peru, que no início de 2025 terá capacidade para atender 30 milhões de passageiros anualmente, fortalecendo a posição do Jorge Chávez como um hub importante na região.

Concepção gráfica do novo terminal do Aeroporto de Lima – Imagem: Lima Airport Partners
Concepção gráfica do novo terminal do Aeroporto de Lima – Imagem: Lima Airport Partners

Ao final de 2023, as obras do terminal unificado alcançaram um avanço significativo de 70%. Essa conquista se traduz em importantes marcos de construção neste ano, como a implantação dos primeiros portões de embarque, o sistema de bagagens de última geração, o viaduto de acesso veicular, o início da pavimentação de estacionamentos e vias de acesso e a instalação de acabamentos internos.

Além deste importante avanço, 2023 foi marcado pelo início das operações da nova torre de controle e da segunda pista de pouso em abril, infraestrutura que permitiu ao aeroporto gerenciar mais de 14 mil voos e mobilizar mais de 2 milhões de passageiros.

“Estamos orgulhosos das conquistas alcançadas neste ano, que refletem o comprometimento e a dedicação de nossa talentosa equipe. O novo terminal único de passageiros será um marco na infraestrutura aeroportuária da região e marcará o início das operações da primeira Cidade Aeroportuária da América do Sul“, afirmou Bill Fullerton, Diretor de Projetos.

Parque Logístico Callao entra em operação

O primeiro trimestre de 2024 marcará o início das operações do Parque Logístico Callao, primeiro projeto comercial da nova Cidade Aeroportuária Jorge Chávez a ser implementado.

Este projeto, concebido com uma abordagem logística avançada, fortalecerá a conectividade e a cadeia de abastecimento, contribuindo para o crescimento econômico e a competitividade da região.

Durante 2023, foram iniciadas as obras das novas áreas comerciais do Jorge Chávez, com investimentos de terceiros superiores a 300 milhões de dólares, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico e a criação de empregos no Peru e na América do Sul.

Destacam-se projetos chave como o primeiro Parque Logístico de Callao, o complexo hoteleiro desenvolvido pela Costa del Sol (dois hotéis de 3 e 5 estrelas), a nova Zona de Carga Sul operada pela IKSA, a construção de um novo instalação de combustível que irá triplicar sua capacidade de armazenamento, novos estacionamentos operados pela Los Portales Estacionamentos com maior capacidade, entre outros.

“2024 marcará o capítulo final da construção da nova Cidade Aeroportuária Jorge Chávez. Desde que o Estado entregou o terreno para a expansão do aeroporto em 2018, a Lima Airport Partners avançou a bom ritmo a construção do projeto, reafirmando o seu compromisso com o Peru e apostando no desenvolvimento da indústria aeronáutica na região”, afirma a LAP.

Desde o início do projeto em 2018, a ampliação do Aeroporto Internacional Jorge Chávez tem sido uma importante fonte de emprego local, tendo gerado cerca de 15 mil empregos desde aquele ano. Atualmente, durante a construção do novo terminal único de passageiros, mais de 5.600 trabalhadores atendem diariamente ao trabalho.

Por outro lado, quando entrar em operação está prevista a geração de mais de 90 mil empregos diretos e indiretos.

“Dos serviços aeronáuticos ao turismo e logística, a Cidade Aeroportuária Jorge Chávez não só redefinirá a indústria aeroportuária, mas também consolidará o seu papel como eixo na criação de empregos sustentáveis ​​na região. Este compromisso reflete a visão da LAP de fortalecer o desenvolvimento econômico no Peru”, finaliza a administradora.