ANAC dá novas informações sobre ajuda humanitária por via aérea ao Rio Grande do Sul

Foto de Naruden via Deposit Photos (sob licença)

Em solidariedade à população atingida pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apoia as operações de ajuda humanitária ao estado por via aérea. Os operadores privados, agrícolas e de táxi-aéreo poderão auxiliar no transporte de equipes e mantimentos, desde que a operação ocorra sem compensação ou remuneração ao operador.

A operação deverá ocorrer segundo as regras do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91 e, na eventualidade de transporte de enfermos, recomenda-se utilizar, como referência e no que couber, a Instrução Suplementar (IS) nº 135-005.

Voluntários devem entrar em contato com a Defesa Civil do RS

As operações aéreas destinadas à ajuda humanitária ao RS só poderão ser realizadas por operadores voluntários que coordenarem suas ações previamente com a Defesa Civil do Estado do RS. É preciso enviar uma mensagem para o novo número de WhatsApp divulgado pelo órgão (51 9 8402-7396) com as informações abaixo:

  • Tipo de aeronave
  • Capacidade de carga
  • Prefixo
  • Localização atual
  • Telefone de contato

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias