Início Regulamentação

ANAC disponibiliza nova edição do Relatório Anual de Segurança Operacional

Azul Linhas Aéreas
Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas

Na última sexta-feira (10), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou o Relatório Anual de Segurança Operacional (RASO) 2022, documento abrangente que analisa diversos aspectos das ocorrências aeronáuticas e oferece uma visão comparativa com dados de anos anteriores. O RASO tem como objetivo impulsionar melhorias contínuas no desempenho da aviação civil brasileira, abrangendo os diferentes segmentos de operação.

Uma das ferramentas destacadas no relatório é o Painel RASO, uma solução interativa que permite análises detalhadas das informações apresentadas no documento. Isso facilita a compreensão e interpretação dos dados por parte de profissionais do setor, autoridades regulatórias e demais interessados.

No RASO de 2022, são apresentados não apenas os resultados das ocorrências, mas também os objetivos, indicadores e metas do Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) 2020-2022. O relatório destaca a conclusão do ciclo do segundo PSSO, iniciado em 2020, proporcionando uma visão abrangente dos resultados obtidos ao longo desses dois anos.

Dentro do escopo do Estado Brasileiro e da ANAC, o RASO oferece uma visão detalhada das atividades do Programa de Prontidão USOAP-CMA (Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach). Além disso, são destacadas as iniciativas da ANAC na gestão de Recomendações de Segurança Operacional provenientes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O relatório assume um papel crucial ao reunir e disseminar informações vitais para o eficiente gerenciamento da segurança da aviação civil brasileira. A análise detalhada dos dados sob diferentes parâmetros e categorias permite identificar necessidades específicas de atuação, tanto por parte da ANAC quanto dos diversos atores do setor.

Informações da ANAC

Leia mais:

Sair da versão mobile