ANAC e Polícia Federal realizam curso de segurança da aviação civil para reforçar proteção ao setor aéreo

Imagem ilustrativa: Infraero

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com a Polícia Federal (PF), promove nos dias 15 a 19 de abril, em Brasília (DF), curso sobre Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (Aviation Security – AVSEC). A capacitação é voltada para os servidores de ambas as instituições.

Segundo a ANAC, os dois órgãos se destacam na proteção contra atos de interferência ilícita relacionados à aviação civil e juntos têm formado uma linha de defesa robusta contra atos ilegais, protegendo o setor aéreo brasileiro e mundial.

Nesse contexto, o curso tem o objetivo de equipar os profissionais das duas instituições com conhecimentos e habilidades para enfrentar os desafios relacionados ao tema e promover a evolução constante das práticas de segurança adotadas no transporte aéreo brasileiro.

Na abertura do curso, o diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, destacou que a iniciativa simboliza o compromisso e a dedicação da Agência e da PF na proteção da aviação civil. Pereira enfatizou que a turma mista que se formou é um reflexo da sinergia que os órgãos buscam, em que a diversidade de experiências e de perspectivas enriquece o aprendizado e fortalece os laços.

Além disso, o presidente da ANAC pontuou que uma auditoria da USAP (Universal Security Audit Programme), conduzida pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), está agendada para agosto deste ano. Para Pereira, essa auditoria representa uma atividade importante para o país, além de uma oportunidade de demonstrar ao mundo a excelência e a eficácia do sistema brasileiro de AVSEC.

O diretor de Polícia Administrativa substituto da Polícia Federal, Marinho da Silva Rezende Junior, também ressaltou a importância da AVSEC para o transporte aéreo brasileiro e as responsabilidades da PF contidas no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC).

O programa disciplina a aplicação de medidas de segurança destinadas a garantir a integridade de passageiros, tripulantes, pessoal de terra, público em geral, aeronaves e instalações de aeroportos brasileiros, a fim de proteger as operações da aviação civil contra atos de interferência ilícita cometidos no solo ou em voo.

Para Marinho Junior, a capacitação em AVSEC promovida pela ANAC é fundamental para o cumprimento das responsabilidades da Polícia Federal.

Curso AVSEC

A Agência está com inscrições abertas para a nova edição do curso a distância “Conscientização em Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita – AVSEC”, voltado a todos os interessados no assunto.

As inscrições poderão ser realizadas até 31 de dezembro de 2024 pelo Portal de Capacitação da ANAC e as vagas são ilimitadas.

A capacitação é autoinstrucional, em que o aprendizado é feito de forma autônoma, sem a mediação de um professor, com aulas assíncronas que poderão ser assistidas a qualquer momento. O curso tem duas horas de conteúdo, para aqueles que acessam todas as aulas disponíveis na plataforma.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias