ANAC não identificou novos problemas envolvendo gasolina de aviação adulterada

monoplane parked near field
Foto por sergio souza via Pexels

Tendo em vista as recentes ocorrências aeronáuticas envolvendo aeronaves de pequeno porte de motor convencional em 2023, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fez um levantamento com objetivo de trazer esclarecimentos e divulgar informações até então apuradas.

Em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a Agência informou que tem acompanhado o andamento dos trabalhos de investigação que, até o momento, não detectaram indícios que corroborem com uma possível contaminação de gasolina de aviação (GAV) – combustível utilizado em aeronaves de motor convencional e, geralmente, de pequeno porte.

Além disso, a ANAC disse que mantém contato constante com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que informou não haver, em período recente, notificações de irregularidades em combustível de aviação. Da mesma forma, até o momento não houve nos canais oficiais de ouvidoria da Agência manifestações reportando possíveis falhas ou identificação de má qualidade em velas de ignição.

“Finalmente, reforçamos nosso compromisso com o monitoramento contínuo dos níveis de desempenho da aviação civil, bem como a atuação coordenada com a comunidade aeronáutica e demais autoridades para mitigar quaisquer riscos identificados”, informou a ANAC.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Projeto em análise na Câmara regulamenta desconto sobre alíquota paga por...

0
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 43/24 regulamenta o regime diferenciado das operações com combustíveis (fósseis e renováveis) e