Início Novidades

Animação muito bem feita chama atenção ao mostrar tudo sobre um motor de avião

Cena do vídeo apresentado abaixo

No sábado, o AEROIN apresentou aos leitores um vídeo muito interessante que mostrava uma animação gráfica completa de toda a construção de uma aeronave comercial, seus componentes e a inter-relação entre eles.

O trabalho do talentoso autor Jacob O’Neal, publicado em seu canal Animagraffs, foi totalmente criado com o programa de modelagem Blender 3D, em uma verdadeira aula sobre a composição e o funcionamento de uma aeronave.

E quem assistiu ao vídeo talvez tenha percebido que, ao falar dos motores da aeronave, O’Neal explicou que apenas abordaria a funcionalidade do motor em relação ao avião, porque ele já havia publicado antes uma produção específica sobre os propulsores turbofan aeronáuticos.

Assim, agora o AEROIN também disponibiliza, no player logo abaixo, a sugestão para que o leitor assista à produção relativa ao motor. Como sempre, a depender do dispositivo que estiver sendo usado para assistir, pode ser possível usar as configurações no canto para adicionar legenda e acionar a tradução dela para o português.

Conforme o vídeo visto acima, as imagens iniciam com a explicação sobre o “core” de geração de potência, formado pelas seções de compressor, câmara de combustão e turbina, e depois prosseguem com o detalhamento de cada uma dessas três sub-divisões.

No compressor, por exemplo, são notados os diversos estágios de discos rotativos alternados com discos fixos, que vão comprimindo cada vez mais o ar segado pelo fan (ventilador fronta).

Depois, na câmara de combustão, onde ocorre a mistura do ar comprido com o combustível e a queima dessa mistura, gerando uma pressão ainda mais alta do que aquela já atingida pela seção de compressão, o vídeo detalha como são os bicos injetores de combustível.

Na sequência, os discos da seção de turbina são girados pelo fluxo extremamente enérgico saindo da combustão, e a maior parte dessa energia se destina ao eixo, principalmente para girar o grande fan, além de também girar os discos do compressor.

O vídeo ainda aborda o cone de escape no final do motor e retorna para a frente para falar do fan, principal responsável pela potência do motor (o ar frio que o fan empurra no espaço “bypass” ao redor do core é o maior gerador do impulso que empurra o avião).

Há ainda uma comparação com a tecnologia anterior dos motores de jatos militares, que funcionam principalmente com o impulso gerado pelo próprio core e ainda possuem “afterburner”, ou seja, uma seção na região do escape em que mais combustível é jogado no fluxo de ar como se fosse uma segunda câmara de combustão para gerar grande potência extra em momentos específicos.

Sair da versão mobile