Início Variedades

Anomalia aérea perto de usina nuclear faz caça francês interceptar avião com polonês no comando

Fotomontagem AEROIN

No último sábado (24), a Força Aérea Francesa foi alertada sobre uma anomalia aérea nas proximidades da usina nuclear de Fessenheim, na Alsácia, depois que um pequeno avião de passageiros, que saíra da Alemanha com destino à França, não respondia aos chamados do controle de tráfego aéreo.

Assim, em consonância com o protocolo, foram despachados dois caças Rafale da Base Aérea de Saint-Dizier para interceptar e escoltar o voo, que por fim pousou no Aeródromo de Aubenas, localizado em Lanas, reportou a imprensa local francesa.

Após o pouso do avião, o piloto, posteriormente identificado como um cidadão polonês que possui histórico de tráfico de drogas, abandonou a aeronave e ameaçou de morte os funcionários do aeródromo. O fugitivo foi preso à noite sendo buscado por agentes da Gendarmerie e do GIGN (Grupo de Intervenção da Gendarmerie Nacional).

Com a captura, tornou-se conhecido que, durante o voo, o piloto tomou a decisão de largar vários pacotes com metanfetamina sobre as áreas montanhosas de Ardèche, sendo estes achados em Mars e Lachapelle-sous-Chanéac, conforme informado pela publicação local France Bleu Drôme Ardèche.

A Força Aérea Francesa confirmou a ocorrência do incidente, embora tenha declinado comentar mais a respeito. O destino da droga e a origem do avião permanecem desconhecidos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile