Início Acidentes e Incidentes

Anós após acidente fatal, Boeing finaliza novo “desenho” do motor do 737NG

Mais de 5 anos após um acidente fatal com um Boeing 737 Next Generation, a fabricante anunciou que concluiu as mudanças necessárias no design do motor,

Divulgação – CFM

Em abril de 2018, um jato 737-700 da Southwest Airlines teve problemas em voo, que levaram a parte dos motores voarem para fora da carenagem, atingindo a fuselagem do avião e matando uma passageira.

O caso ficou muito famoso. Detalhes iniciais da investigação apontaram que a falha na lâmina, que saiu voando e atingiu a passageira, era praticamente indetectável, mas que uma janela de inspeção dentro da carenagem do motor tinha menos proteção para ser mais leve e facilitar a abertura. E esta proteção a menos acabou contribuindo para que a lâmina saísse da carenagem e atingisse a janela da passageira.

Por causa disso, a NTSB e a FAA, os órgãos que, respectivamente, investigam acidentes aéreos e fiscalizam a aviação civil, pediram para que a Boeing reforçasse esta estrutura.

Apesar dos motores da série Next Generation do 737 (-600/-700/-800/-900, E-7 e P-8) serem fabricados pela franco-americana CFM, o desenho e a estrutura da carenagem, e o suporte do motor, são feitos pela Boeing, assim como qualquer outra fabricante de aeronave, independente do tamanho do avião ou helicóptero.

Com isso, a Boeing anunciou esta semana que terminou o novo design da carenagem dentro do prazo estabelecido pelas autoridades, segundo informa a Aviation Week. Esta nova modificação será analisada pelas autoridades, e sendo aprovada, a Boeing emitirá um boletim para os operadores de mais de 6.000 jatos 737NG, incluindo a brasileira GOL, para que a modificação seja feita.

Esta mudança no design será feita tanto pela Boeing quanto pelo Departamento de Engenharia dos Operadores ou empresas de manutenção certificadas. O prazo para conclusão deste trabalho em toda frota de 737NG ainda não foi divulgado ou estimado.

Sair da versão mobile