Antigo Museu da TAM ganha nova identidade visual e terá exposição em Itu

O Museu Asas de um Sonho já tem uma identidade visual própria e, em breve, vai ganhar a primeira mostra com parte do acervo.

As mais de cem aeronaves que compõem o antigo Museu da TAM serão transferidas de São Carlos (SP) para um novo espaço, parte delas deverá ir para o Centro Cultural São Pedro, em Itu (SP), administrado pelo empresário Marcos Amaro, filho do fundador da TAM, Comandante Rolim Amaro. 

“Pouco a pouco a ideia de voltar a permitir a visitação a este rico patrimônio que compõe o Museu Asas de um Sonho está ganhando corpo e começamos com uma nova identidade visual para marcar este novo momento”, disse Marcos Amaro, que neste momento negocia um novo espaço e o transporte do acervo. 

Desenvolvida pelas agências Quantk & Brandingnew, a nova marca traz o conceito dos dois irmãos, Rolim e João, unidos por um sonho, a aviação, algo que se torna um legado de família. “Tivemos o desafio de modernizar a identidade visual, recuperar o nome original do museu e desvincular a logomarca que trazia o 14 Bis, uma vez que a coleção é muito mais ampla”, disse Ricardo P.P. Cruz, sócio-diretor das agências, responsáveis pela coordenação do trabalho. 

As cores foram escolhidas também com muito critério, o azul por remeter ao céu, o vermelho numa alusão à paixão dos irmãos, a coragem que a bravura que pautou os dois desde o começo da trajetória. 

Durante quase dez anos o destino do antigo Museu da TAM permaneceu incerto. Com as portas fechadas, não era fácil mover o acervo, pois havia necessidade de uma área grande dado ao porte das aeronaves e a necessidade de preservação. “Uma parte importante da história da aviação brasileira está neste acervo e precisa ser preservada. Estou muito honrado de ter a oportunidade de liderar este movimento”, disse Marcos Amaro. 

Para Manuela Amaro, conselheira do Museu Asas de um Sonho, “foi fundamental pensarmos e iniciarmos a retomada do Museu com o seu Rebranding. A iniciativa do Marcos em trazer o acervo para outro contexto e formato deixou evidente a necessidade de entender melhor a vocação do Museu daqui para frente.”

Segundo ela, “Uma historia que viaja pelo tempo”, como Brand Statement, foi verdadeiramente inspirado na vida dos irmãos aviadores, Rolim e João evidenciando agora, todo o seu legado. O logo, um “A” estilizado remete ao universo da arte celebrando a nova casa do Museu, além de representar o legado da família Amaro na Aviação.

O acervo do Museu Asas de um Sonho é composto por cerca de 100 aeronaves, entre elas um o Lockheed Constellation com a pintura da Panair do Brasil, o primeiro a fazer viagens entre continentes, réplicas do 14-bis e do Demoiselle, modelos construídos por Santos Dumont, exemplares do caça alemão Messerschmitt Bf-109 e do caça inglês Supermarine Spitfire, utilizados na Segunda Guerra Mundial, além dos holandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100, modelos que foram utilizados pela TAM.

Via Assessoria de Imprensa do Museu Asas de um Sonho

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Azul confirma chegada de dois aviões de Airbus A330 de primeira...

0
A Azul Linhas Aéreas seguirá recebendo jatos A330 neste ano, com mais duas aeronaves confirmadas para chegarem ao Brasil a partir de agosto.