Início Acidentes e Incidentes

Antonov 32B pousou com um dos trens de pouso não estendido no Peru, mas sem feridos entre os 38 a bordo

Cena do vídeo apresentado abaixo – Fonte TV Perú, via La República

Na tarde da terça-feira, dia 17 de outubro, um avião da Força Aérea Peruana (FAP), modelo Antonov AN-32, teve que realizar um pouso de emergência no aeroporto Jorge Chávez, de Lima, no Peru.

Segundo o defensa.com, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional Jorge Chávez no início da manhã, com destino ao Aeroporto Prefeito PNP Nancy Flores Paucar, localizado em Mazamari.

Por volta das 9h20, próximo ao pouso, o Antonov An-32B de matrícula FAP 327 apresentou falha no trem de pouso. A tripulação iniciou os procedimentos de emergência estabelecidos, iniciando o retorno a Lima. Por volta das 11h, a tripulação do Antonov An-32B pousou o avião com o trem principal esquerdo recolhido, na pista 16R.

A Lima Airport Partners (LAP), administradora do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, informou o seguinte em comunicado:

– De acordo com o relatório recebido da FAP, a aeronave apresentou uma falha hidráulica no trem principal e teve que pousar em emergência. O piloto manobrou para liberar a pista e sair para a margem para evitar um incidente grave.

– Quando a aeronave foi declarada em situação de emergência, a equipe dos Bombeiros Aeronáuticos do LAP atuou de acordo com o Plano de Emergência, deslocando-se imediatamente para a área, atendendo ao incidente em cumprimento ao procedimento. Da mesma forma, foi realizada a evacuação de 32 passageiros e 6 tripulantes, que se encontram em estado estável, sem necessidade de atendimento médico.

– Por fim, cabe destacar que as operações no terminal e na pista 16L continuam se desenvolvendo com total normalidade no aeroporto Jorge Chávez. A entidade responsável pela aeronave afetada está preparando o respetivo relatório do incidente.

Sair da versão mobile