Anunciada a 1ª missão offshore de voo de longo alcance não tripulado do Brasil

Drone LN-310-NC de fabricação norueguesa – Imagem: Divulgação / Omni

A Omni Táxi Aéreo, parte do Grupo Omni Helicopters International (OHI), que fornece soluções de mobilidade aérea da América Latina, informa hoje, 4 de março, que ganhou dois contratos da Petrobras para operar veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês) em missões offshore (voo sobre o mar).

Nas missões serão realizados voos além da linha de visão (BVLOS, na sigla em inglês), transportando cargas de 50 kg para instalações offshore e conduzindo voos entre instalações. Essas serão as primeiras missões UAV desse tipo no Brasil, segundo a Omni.

Os contratos concedidos pela Petrobras foram firmados com a Omni Taxi Aéreo com o apoio de consultoria da OHI Unmanned, divisão de drones da OHI. Além do transporte de carga, a missão coletará dados sobre o compartilhamento de espaço aéreo entre UAVs e helicópteros, representando um passo crucial no desenvolvimento da logística aérea não tripulada.

Este projeto faz parte das soluções sustentáveis da OHI que apoiam a transição ordenada de energia, pois tem o potencial de reduzir significativamente os custos e as emissões de CO2 para cargas menores e urgentes, substituindo o uso de helicópteros convencionais e barcos.

Roberto Coimbra, CEO da Omni Táxi Aéreo, comenta: “A nossa relação de quase 20 anos com a Petrobras tem sido pautada pela inovação e estamos satisfeitos que tenham nos escolhido para mais esta jornada.”

João Welsh, CEO da OHI Unmanned, complementa: “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Petrobras. Com inovação e tecnologia de ponta, podemos integrar perfeitamente veículos não tripulados em missões críticas, oferecendo um serviço de excelência aos clientes e contribuindo para resultados sustentáveis.”

Os primeiros voos operacionais estão previstos para o segundo trimestre de 2024.

Informações da Omni

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias