Início Indústria Aeronáutica

Anunciada nova versão “Lima+”, pela Black Widow e a XP Services, para os helicópteros Black Hawk usados

Imagem: Black Widow

Em um anúncio conjunto, a Black Widow Helicopters, provedora de modernizações de helicópteros UH-60 Black Hawk para missão utilitária e combate a incêndios, e a XP Services Inc, fornecedora de soluções de aviação, incluindo testes de voo, desenvolvimento de produtos, aviônicos, treinamento de pilotos e modernização de cabine, anunciam a próxima evolução do Black Hawk: o Lima+.

Os Black Hawks se tornaram o padrão da indústria para operações aéreas de combate a incêndios e serviços públicos. Segundo as empresas, a força de marketing do Lima+ baseia-se nas mais de 15 milhões de horas de voo e no histórico comprovado de segurança do equipamento, em um sistema de suporte legado estabelecido para o modelo e em uma infusão de atualizações e mudanças de design nos aviônicos, motores e equipamentos de missão.

O Lima+ inclui os motores GE Aviation T700-GE-701D atualizados e a caixa de câmbio IDGB, que resultam em uma capacidade de elevação de 9.000 libras (4 toneladas), e será padronizado com o estado da arte: certificado FAA IFR, glass cockpit Genesys NVG, piloto automático HeliSAS para facilidade de navegação, uma nova cabine reconfigurável que acomoda até 13 ocupantes e seus equipamentos durante operações de emergência e também será equipado com Filtro de Barreira de Entrada Aerometals, bem como sistema de exaustão leve e GPMS Foresight Predictive HUMS.

O sistema integrado de monitoramento de saúde da aeronave (HUMS) dará às operadoras uma vantagem significativa na maximização da capacidade de despacho e, ao mesmo tempo, minimizará o tempo de inatividade e os custos de manutenção. Após cada voo, estão disponíveis diagnósticos precisos e detecção precoce de problemas, permitindo que medidas de manutenção preventiva sejam tomadas antes que ocorram falhas catastróficas.

Os três modelos de construção distintos – Utilidade Comercial, Segurança Pública e MILSPEC -, garantem ao Lima+ adaptabilidade aos requisitos específicos de cada missão.

“O UH-60 é uma plataforma robusta e confiável para operadores militares e de missões especiais. O projeto tira essas aeronaves legadas da aposentadoria militar e adiciona a mais recente inovação que tem a oferecer, com recursos como piloto automático de três eixos, visão sintética (SV – synthetic vision), “rodovia no céu” (HITS – highway in the sky), melhoria de datalink de meteorologia e desempenho de localizador com aproximação de orientação vertical (LPV – localizer performance with vertical guidance). Isso amplia sua utilidade e confiabilidade a um nível equivalente – se não melhor que – aos novos helicópteros”, disse Rod Allison, CEO da XP Services.

As melhorias da variante Lima+ vão torná-la melhor em todas essas missões e, ao mesmo tempo, facilitar a carga de trabalho do piloto. O Lima+ terá certificação de tipo com XP Services para operadoras comerciais de categoria restrita.

“Estamos entusiasmados em trazer uma atualização líder do setor e econômica para o Black Hawk, que o mercado vem exigindo há algum tempo”, disse Todd Dunphy, diretor de operações da Black Widow Helicopters.

“Estaremos exibindo um demonstrador da tecnologia Lima+ na HAI 2024 em Anaheim, CA. Juntamente com a XP Services e a Primehawx, estamos prontos para construir modelos Lima+ imediatamente, pois temos uma frota de 28 Sikorsky UH-60L disponíveis para modificações”, continuou Dunphy.

O Lima+ será construído e modificado com configurações de missão personalizadas em Tullahoma, Tennessee e Camarillo, Califórnia.

Sair da versão mobile