Início Acidentes e Incidentes Ao pousar em Campinas (SP), avião B747 é seguido por vários veículos...

Ao pousar em Campinas (SP), avião B747 é seguido por vários veículos dos bombeiros

O Jumbo da Atlas em Campinas, em cena do vídeo que você assistirá nesta matéria

Uma ocorrência com um grande jato Boeing 747 foi registrada em vídeo na manhã deste sábado, 27 de novembro, durante o pouso da aeronave no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Conforme a gravação que você verá a seguir nesta matéria, o avião cargueiro do modelo 747-400F, popularmente conhecido como Jumbo Jet, foi seguido por vários caminhões dos bombeiros do aeroporto assim que efetuou seu pouso. Tratava-se do voo GTI-61, da companhia americana Atlas Air, que era efetuado entre Miami e Campinas pelo jato de matrícula N541PA.

Momentos antes de sua chegada, quem ouvia a frequência de comunicações da torre de Viracopos acompanhou o controlador de tráfego aéreo avisando ao piloto de um avião ATR-72 da Azul (que é visto parado na taxiway no vídeo) que sua decolagem mudaria da pista 33 para a pista 15, pois o controle de aproximação havia comunicado que o Boeing 747 não poderia pousar pela 33, sendo necessária a mudança para a 15.

Apesar do aviso de mudança de pista, o controlador não fez menção a algum motivo que tenha causado a impossibilidade do pouso do Jumbo pela cabeceira 33.

Algum tempo depois, o piloto do 747-400F entra em contato com o controlador do aeroporto, já durante sua aproximação para a cabeceira 15. Após autorizar o pouso da aeronave, o controlador questiona se haveria necessidade de apoio de solo, ao que o piloto responde que não.

O Boeing 747 em aproximação para Viracopos – Imagem: RadarBox

Apesar da negativa do piloto, um veículo dos bombeiros é visto posicionando-se próximo ao final da pista e, por fim, o Jumbo aparece na imagem percorrendo a pista de Viracopos em seu pouso, logo depois sendo seguido por outros veículos dos bombeiros.

Após as instruções do controlador para o taxiamento do voo até o pátio, o piloto agradece ao controlador pela ajuda e prossegue com seu deslocamento. Mais uma vez, não há menções sobre algum problema que tenha sido enfrentado pelos pilotos do grande avião.

No vídeo a seguir, do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, você acompanha toda a sequência a partir do momento em que o contato é feito com o controlador da torre de Viracopos:

Apesar da situação no pouso, o Boeing 747 decolou normalmente para seu voo entre Campinas e Santiago, no Chile, após cerca de 2 horas e 30 minutos de solo, tempo padrão da operação. Até a publicação desta matéria, ainda não havia detalhes oficiais sobre o motivo.

Sair da versão mobile