Ao pousar no Aeroporto de Curitiba, Embraer 195 teve problema e veículo de reboque precisou ser chamado

O reboque chegando para remover o avião, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Plane Spotter HD Curitiba

Uma gravação feita no início da tarde da terça-feira, 26 de dezembro, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), mostra que um Embraer 195 teve um problema assim que pousou.

As cenas do vídeo a seguir foram registradas pela câmera ao vivo do canal “Plane Spotter HD Curitiba” no YouTube. Foi possível ver o avião pousando normalmente pela pista 33 e desacelerando, porém, no momento em que os pilotos começaram a livrar a pista pela via de taxiamento A (“taxiway alpha”), informaram sobre o problema:

Conforme as imagens acima, o voo em questão foi o AD-6022, da Azul Linhas Aéreas. Realizado com o E195 de matrícula PR-AYY, conhecido pela pintura “Azul Viagens”, o serviço partiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), e chegou ao Aeroporto de Curitiba às 13h07.

Quando sendo taxiado para fora da pista, o jato apresentou problema de “steering”, ou seja, de controle direcional do trem de pouso do nariz. Nota-se que os pilotos buscaram avançar o avião, para afastá-lo da pista e não interferir nas operações, porém, não foi possível.

Embora o E195 já estivesse além da lateral da pista, ainda estava dentro da área protegida, ou seja, uma região além da lateral da pista que é delimitada para garantir maior segurança, não sendo permitidos pousos e decolagens se qualquer avião ou veículo estiver dentro dela.

Com isso, as operações passaram a ocorrer pela pista 11 até que um veículo de reboque fosse até a posição para movimentar o Embraer até o pátio. Por fim, os pilotos conseguiram normalizar a situação e taxiar o avião por meios próprios.

Em nota disponibilizada ao AEROIN, a Azul informa que, por questões técnicas, a aeronave do voo AD6022 solicitou apoio de reboque durante o taxiamento. No entanto, o apoio foi dispensado e a aeronave seguiu por meios próprios até a posição de parada. Os Clientes e Tripulantes desembarcaram normalmente e em total segurança.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias