Início Empresas Aéreas

Apesar da greve, Grupo Iberia reporta 88% de pontualidade de seus voos no primeiro dia

Airbus A330-300

No final do dia de ontem, sexta-feira, 5 de janeiro, a companhia espanhola Iberia informou que o primeiro dia de greve nos aeroportos espanhóis decorreu desde as primeiras horas da manhã com a normalidade típica destas datas de regresso após as férias de Natal.

Segundo comunicado da empresa aérea, todos os serviços mínimos foram cumpridos. Durante a manhã, ocorreram alguns problemas nos aeroportos de Barcelona e Bilbao com carregamento de bagagens, e os primeiros voos da manhã partiram sem elas.

Uma vez regularizada a situação, a Iberia afirma que serão enviadas aos seus destinos o mais rapidamente possível. No caso de voos ponto a ponto, serão enviadas para as residências/hotéis dos afetados e, no caso de voos de conexão, serão levadas diretamente ao destino final.

Para a sexta-feira, estavam agendados 483 voos operados pelo Grupo Iberia – Iberia, Iberia Express e Air Nostrum –, sendo que, às 18h30, já tinham operado ou estavam em operação 340 voos, com uma pontualidade de 88,6%.

Juan Cierco, diretor corporativo da Iberia, afirmou que “a nota predominante neste primeiro dia de greve é a normalidade. A pontualidade do Grupo Iberia tem sido excelente ao longo do dia e a adesão à paralisação tem sido baixa, inferior a 15 por cento, o que destaca a inconsistência da convocação de greve, já que todos os empregos, bem como as condições salariais e não salariais e os benefícios sociais, são garantidos vitaliciamente pelo V Acordo do Setor”.

A Iberia insiste que permanece aberta ao diálogo com os sindicatos envolvidos, embora reconheça as diferenças significativas entre as partes.

A companhia aérea agradece a compreensão e paciência de todos os seus clientes, tanto passageiros como companhias aéreas atendidas pela Iberia Airport Services, e pede desculpas pelos transtornos causados pela greve convocada pelos sindicatos.

Sair da versão mobile