Início Empresas Aéreas

Iberia lamenta a impossibilidade de acordo com os sindicatos para evitar a greve que começa hoje

Airbus A320neo – Imagem: Iberia

As tratativas entre a grupo de empresas da espanhola Iberia e os sindicatos (UGT/CCOO, USO e Comité Intercentro) terminou sem chegar a acordos positivos, resultando na confirmação da greve convocada para ocorrer desde esta sexta-feira até a segunda-feira, dias 5, 6, 7 e 8 de janeiro.

A Iberia reitera que a mera convocação de greve já causou enormes prejuízos a milhares de pessoas, que estão vendo as suas viagens interrompidas, bem como às mais de 90 companhias aéreas que a Iberia Airport Services serve e que foram obrigadas a cancelar e alterar voos.

Além disso, a Iberia sublinha a falta de justificativa desta greve, dado que todos os empregos, bem como as condições salariais e benefícios sociais são garantidos vitaliciamente pelo Quinto Acordo Setorial em todos os processos de sub-rogação, graças, entre outras coisas, ao trabalho realizado nos últimos anos pelos representantes sindicais que agora convocam a greve:

• Todos os empregos são garantidos por sub-rogação, pelo que não ocorrerá qualquer destruição ou redução de empregos;

• Garantia salarial calculada com base nos últimos 12 meses, com as revisões salariais acordadas em contrato de operadora ou setor;

• Garantia da mesma jornada anual de trabalho e dias de férias dos últimos 12 meses;

• Garantia de senioridade do trabalhador;

• Garantia do mesmo tipo de contrato e grupo de trabalho;

• Garantia da revisão salarial estabelecida no contrato de operadora ou setor, para todos os conceitos;

• Garantia de direitos adquiridos na utilização de passagens aéreas;

• Garantia de planos de previdência.

Mais de 90% dos clientes realocados

A greve forçou a Iberia, a Iberia Express e a Air Nostrum a cancelar mais de 400 voos, afetando mais de 45.000 passageiros. A companhia aérea já ofereceu soluções para 92% deles, seja transferindo-os para outros voos, datas e horários, ou reembolsando suas passagens, conforme a preferência de cada um.

A companhia aérea continua trabalhando para realocar o restante dos viajantes, dada a complexidade do período pós-Natal e o elevado fator de ocupação dos voos.

Os clientes que o pretendam poderão ainda solicitar quaisquer alterações aos seus voos através do site da Iberia, das agências de viagens onde adquiriram os seus bilhetes e do Centro de Atendimento ao Cliente da companhia aérea, onde funcionários adicionais trabalham para ajudar os clientes, mas onde ainda assim o tempo de espera pode ser mais longo que o normal.

O número de telefone para ligar da Espanha é 900 111 500. Os números de telefone para chamadas fora de Espanha podem ser encontrados no site da Iberia.

Mais uma vez, a Iberia agradece a compreensão e paciência de todos os seus clientes e pede desculpas pelos transtornos causados ​​pela greve convocada pelos sindicatos dos serviços aeroportuários.

Apesar da greve, até a publicação desta matéria, nesta manhã de sexta-feira, os voos da companhia espanhola de/para o Brasil, entre Madri e os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), e de Guarulhos (SP), não apresentam cancelamentos ou atrasos, segundo registros das plataformas de rastreamento online de voos.

Sair da versão mobile