Início Aviação Militar

Aplicativo da Boeing permite que piloto controle um drone durante voo e reabasteça o seu próprio caça

MQ-25 e F/A-18

Um novo software validado pela Boeing possibilitará que um caça F/A-18 Super Hornet controle um drone MQ-25 Stingray durante operações de reabastecimento em voo.

Os testes demonstram que o software está amadurecendo para uso futuro na Marinha dos EUA e que existe a possibilidade de implantar a capacidade de formação de equipes tripuladas e não tripuladas (MUM-T) tanto nos atuais Super Hornets Bloco II quanto nos futuros Bloco III.

Num simulador de laboratório, uma equipe liderada pela Boeing demonstrou virtualmente como um piloto de F/A-18 ordena a um MQ-25 não tripulado que liberte um cesto de reabastecimento e transfira seu combustível para o Super Hornet, utilizando os links de comunicações já existentes em ambas as plataformas.

O novo software representa uma melhoria em relação aos testes anteriores realizados pela Boeing. A atualização do software permite um melhor aproveitamento do hardware e dos links de dados já instalados em ambas as plataformas, otimizando os canais de comunicação e permitindo que o piloto de caça comande o drone diretamente.

O MQ-25 foi projetado para normalmente receber ordens de pilotos de veículos aéreos de um porta-aviões. Este software adicionará uma segunda opção, permitindo que os pilotos emitam comandos diretamente de sua cabine”, disse Alex Ewing, chefe de Desenvolvimento de Novos Produtos do F/A-18.

O software desenvolvido pela Boeing reduzirá significativamente o tempo que um F/A-18 leva para se comunicar com um MQ-25, proporcionando aos pilotos maior flexibilidade para reabastecer em distâncias mais longas.

O objetivo das demonstrações era tornar o reabastecimento MUM-T o mais realista possível”, disse Juan Cajigas, diretor do programa Advanced MQ-25. “O reabastecimento aéreo é como um balé quando dois aviões se juntam. Ser capaz de direcionar as atividades através de um único piloto, de forma segura e eficiente, é um grande avanço na tecnologia de reabastecimento aéreo.

Informações da Boeing

Leia mais:

Sair da versão mobile