Após 10 meses retidos pela guerra, dois grandes aviões turcos decolam da Ucrânia para casa

Duas aeronaves de transporte militar turcas que estavam presas na Ucrânia desde o início da guerra há 10 meses retornaram com segurança à Turquia na terça-feira, 20 de dezembro, informou a Reuters citando o Ministério da Defesa turco.

Os dois aviões de transporte militar Airbus A400M das Forças Aéreas Turcas (TSK) voaram para o aeroporto de Kyiv-Boryspil pouco depois da meia-noite de 24 de fevereiro, no momento em que a Rússia iniciava sua invasão à Ucrânia e acabaram retidas ali.

O Ministério da Defesa da Turquia disse que as duas aeronaves foram para Kiev para entregar suprimentos humanitários e evacuar cidadãos turcos, mas ficaram paradas no aeroporto de Kiev quando o espaço aéreo ucraniano foi fechado devido ao início das hostilidades.

As duas aeronaves deixaram a Ucrânia na tarde de terça-feira e chegaram ao aeroporto da cidade turca de Kayseri à noite, disse um comunicado do Ministério da Defesa. Vídeos e fotos da chegada das aeronaves em solo turco foram divulgados nas redes sociais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias