Após 9 anos sem voar, Boeing 757 presidencial argentino voa e passa por Manaus

O Boeing 757 argentino em cena do vídeo apresentado abaixo

O mais polêmico e conhecido avião presidencial argentino passou por Manaus nesta sexta-feira, após um hiato de 9 anos sem voos.

A aeronave é um Boeing 757-200 que foi comprado direto da fábrica em configuração VIP no ano de 1992, no governo de Carlos Menem. A aeronave recebeu a matrícula argentina T-01, que no alfabeto fonético se pronuncia Tango Uno, uma referência direta à dança símbolo da Argentina e também por ser a aeronave que transporta o presidente, o líder do país.

O jato voou transportando vários mandatários até 2015, quando durante uma das piores fases da longínqua crise econômica argentina, a então presidente Cristina Kirchner e seu governo pararam a aeronave no Aeroporto El Palomar, na grande Buenos Aires, por falta de recursos para fazer uma manutenção pesada no jato, com 23 anos na época.

Mauricio Macri, sucesso de Kirchner, prometeu que não utilizaria mais o avião presidencial para voos internacionais e que venderia o Tango Uno, mas cumpriu apenas a primeira parte da promessa eleitoral, e o avião continuou parado no El Palomar até esta semana, quando a venda para a americana C&L Aviation foi concluída, já no governo de Javier Milei, que também havia prometido vender o 757.

Já com a matrícula americana N757CL, o jato voou de Buenos Aires até Manaus, de onde prosseguiu para Barranquilla, na Colômbia. É esperado que o avião voe até os EUA, onde será desmanchado.

Vale lembrar que a Argentina, porém, tem outro Boeing 757 presidencial, de registro ARG-01, que também seria vendido por Milei, mas o presidente foi forçado a voltar a usar jatos do governo para seus deslocamentos por razões de segurança, e esta venda por enquanto está suspensa.

A passagem do Tango Uno pela capital amazonense foi captada pelo canal “Plane Spotters Manaus HD”, parceiro do AEROIN no YouTube:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias