Início Indústria Aeronáutica

Após “chutar” a Rússia do projeto, China reúne grupo de especialistas para pesquisa do avião C929

A Comac deu início a uma reunião conjunta de pesquisa para o desenvolvimento do seu widebody C929, reunindo um grande grupo de acadêmicos, cientistas, engenheiros e funcionários do governo de todo o país.

Em uma breve declaração que posteriormente foi removida de seu site, segundo informou o FlightGlobal, a fabricante de aeronaves afirma que a primeira reunião foi realizada em 15 de abril.

O presidente da Comac, He Dongfeng, afirma que o C929 é “de grande importância” para melhorar a presença do país em programas de aeronaves comerciais de fabricação nacional. “A Comac recebe mais parceiros para compartilhar a oportunidade de ganha-ganha do programa”, acrescenta a declaração.

Durante a reunião, seis temas principais foram discutidos: aerodinâmica, aeroestruturas, estruturas compostas, aviônica, sistemas mecânicos e propulsão. De acordo com a Comac, a reunião reuniu mais de 280 acadêmicos de 21 universidades da China, além de especialistas de sete empresas de aviação locais e 43 outras empresas estatais.

Representantes dos ministérios chineses de ciência e tecnologia, indústria e tecnologia da informação, finanças e aviação civil também estiveram presentes.

Recentemente, após uma grande campanha publicitária para seus programas narrowbody C919 e ARJ21, a Comac está agora concentrando seus esforços no desenvolvimento do C929, que há muito tempo vem enfrentando atrasos.

Anteriormente o projeto sino-russo era conhecido como CR929, mas o programa viu a fabricante russa United Aircraft silenciosamente se retirar devido às consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, com total apoio da China, que via na presença russa uma dificuldade extra no desenvolvimento do projeto.

O C929, que ainda não possui compromissos firmes, está previsto para competir com os widebodies da Airbus e Boeing, incluindo o A330, A350 e 787. Ele terá cerca de 280 assentos e alcance de até 6.480nm (12.000km), segundo a Comac.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile