Início Aeroportos

Após colisão de Embraer com ave, remoção de lixo próximo ao Aeroporto de Viracopos é intensificada

Aeronave atingida por pássaro no Aeroporto Internacional de Viracopos

Na última segunda-feira, 10 de abril, o Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas, iniciou uma ação para intensificar o combate ao descarte irregular em pontos próximos ao Aeroporto Internacional de Viracopos. O objetivo é evitar a atração de aves que possam voar perto dos aviões e causar acidentes aéreos.

Duas equipes, com dois caminhões e uma retroescavadeira cada, permanecerão fixas, de segunda-feira a sábado, nas cabeceiras do aeroporto, sendo uma região do Jardim Campo Belo e outra no Jardim Adhemar de Barros, no Distrito do Ouro Verde.

As equipes começaram logo pela manhã a remover todos os resíduos descartados irregularmente nessas áreas. Além de entulho, lixo orgânico está sendo jogado nas ruas, o que atrai as aves para a região. A expectativa, segundo o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Alexandre Gonçalves, é coletar cerca de 80 toneladas por dia.

Como parte de educação ambiental, um carro de som começará a circular nesta semana com mensagem explicativa informando sobre os dias da coleta domiciliar nessas regiões e os riscos relacionados ao descarte irregular, incluindo resíduos orgânicos e animais mortos, em relação aos voos de aviões.

Outras ações para melhorar as condições da coleta e evitar o descarte estão sendo discutidas pelo Comitê Municipal para o Gerenciamento do Risco da Fauna no Entorno dos Aeroportos de Viracopos e dos Amarais.

Os bairros dessa região fazem parte da Administração Regional (AR) 15, região Sul, como Jardim Campo Belo 1 e 2, Cidade Singer, Jardim São João, Jardim Fernanda, entre outros. Na outra ponta, os bairros do distrito do Ouro Verde, como Jardim Adhemar de Barros, Jardim Planalto de Viracopos, e outros.

Campinas tem coleta domiciliar em toda a cidade e 16 ecopontos que recebem, gratuitamente, diversos materiais como entulho de construção civil, recicláveis, móveis e outros objetos. Nestas regiões do Campo Belo e Jardim Adhemar de Barros há ecopontos disponíveis.

Conforme noticiado pelo AEROIN, no último dia 1º de abril, uma aeronave da Azul que partiu de Campinas com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro, teve que retornar à origem após atingir uma ave após a decolagem. A colisão danificou o nariz da aeronave, um Embraer E195-E2 de matrícula PS-AEI. Acesse abaixo os títulos referente ao incidente registrado.

Sair da versão mobile