Após conflitos, GOL pousa pela primeira vez na Argentina depois de 21 meses de ausência

Após 21 meses, a Gol Linhas Aéreas finalmente volta a atuar na Argentina com ligações a Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Para dar início, às 7h38 do domingo (19), o voo G3-7692 pousou no Aeroporto Jorge Newbery, vindo de Florianópolis. Mais tarde, fizeram o mesmo dois voos decolados do Rio de Janeiro e São Paulo, relatou o site parceiro Aviacionline.

Antes da pandemia, a GOL era uma das principais operadoras de voos entre o Brasil e a Argentina, um dos principais mercados regionais da América Latina. Segundo dados da Cirium, a companhia aérea brasileira representou 27% das operações entre os dois países, tendo uma média de 750 voos mensais em 2019.

Enquanto isso, a ANAC Argentina informou que movimentou mais de 1.086.000 passageiros no mesmo período, com uma média de 79% de ocupação, sendo a terceira empresa mais importante da Argentina, representando 8% do market share internacional.

Conflito

No entanto, o retorno da GOL envolveu conflitos. Durante o anúncio oficial de seu reinício, os funcionários argentinos da empresa receberam um aviso de demissão. A maior parte desse pessoal, que trabalhava no atendimento ao cliente, foi substituída por uma empresa terceirizada e o serviço de call center parou de funcionar.

Diante dessa situação, vários passageiros que haviam comprado passagens antes, tiveram dificuldade de se reprogramar quando a empresa anunciou a volta dos voos. Isso somado ao fato de a GOL retomar com apenas 140 voos mensais, uma redução de 81% em relação a 2019, e, portanto, com menos opções para os passageiros que precisavam remanejar seus voos para esse final de ano.

A GOL tem uma aliança com a Aerolineas Argentinas, beneficiando viajantes de Córdoba, Rosário, Mendoza e Bariloche para endossar passagens da empresa argentina via Aeroparque. Por outro lado, os usuários que compraram em agências de viagens tiveram mais dificuldades para obter uma resolução favorável.

Horários e frequências da GOL até março de 2022

Abaixo está a lista de voos programados para a Argentina até o mês de março de 2022. Lista em espanhol, produzida pelo nosso parceiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias