Após décadas, Israel aprova acordo de aviação com a Turquia

Foto: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Em 17 de agosto, a Turquia e Israel decidiram elevar suas relações diplomáticas ao mais alto nível e nomear um embaixador mútuo. Foi também anunciado que foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países no domínio da aviação. Tal acordo foi confirmado no domingo (4) pelo primeiro-ministro israelense Yair Lapid, segundo informa a agência estatal turca de notícias Anadolu.

“Como governo, aprovamos um acordo para estabelecer ligações aéreas entre a Turquia e Israel”, disse o primeiro-ministro israelense em sua conta no Twitter (abaixo). Lapid afirmou que com o acordo, as companhias aéreas israelenses agora podem pousar e decolar de Istambul e outros pontos da Turquia.

Apontando para a normalização das relações entre Israel e Turquia, Lapid disse: “Este acordo beneficiará principalmente os passageiros israelenses e a aviação israelense. Também é um importante movimento estratégico para a estabilidade e prosperidade na região e contribuirá significativamente para o desenvolvimento das relações entre os dois países. O próximo passo é a nomeação de embaixadores”.

Por seu lado, a Turkish Airlines e outras companhias de aviação turcas também podem organizar voos para Israel.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Por causa de amendoim, família foi desembarcada de voo da Azul...

0
Uma confusão envolvendo amendoim, alergia e pane na aeronave levou ao cancelamento de um voo da Azul para o interior de Minas.